Ciência

Descoberto planeta com dois sóis

NULL
Versão para impressão
A NASA volta a surpreender, desta vez anunciando a descoberta de um planeta com dois sóis. O Kepler-16b encontra-se a cerca de 200 anos-luz da Terra, mas não possui características para ter vida.

A descoberta foi feita pelo observatório espacial Kepler e conduzida pelo investigador Laurence Doyle do Instituto SETI, na Califórnia. O planeta circumbinário (que orbita duas estrelas) tem uma dimensão semelhante a Saturno.

Segundo informações dadas pela NASA, apesar de receber luz e calor de duas estrelas, o Kepler-16b é um planeta inóspito e frio, constituído à base de rocha e de gases.

O tamanho das estrelas é o principal motivo para a ausência de condições de habitabilidade no planeta. Ambas são mais pequenas que o nosso Sol. Uma representa o equivalente a 69% da nossa grande estrela, e a outra apenas 20%. Além disso são também mais frias.

O ano solar do Kepler-16b tem uma duração de 229 dias, para as duas estrelas, um período semelhante ao da órbita de Vénus. No entanto, explicaram os investigadores à revista Science, onde o estudo foi publicado, o planeta recém descoberto encontra-se fora da zona habitável, onde existem condições para se formar água líquida à superfície.

Guerra das Estrelas torna-se realidade

É a primeira vez que se encontra um planeta semelhante ao dos filmes da Guerra das Estrelas. Os amantes da saga que já estavam habituados a presenciar um pôr-do-sol duplo, no planeta Tatooine, têm agora a oportunidade de ver a ficção tornada realidade se assistirem ao vídeo produzido pela NASA, onde a órbita do kepler-16b é visível.

“A descoberta confirma uma nova classe de sistemas planetários que podem abrigar vida”, explicou o investigador William Borucki. “Sabendo que mais estrelas na nossa galáxia são parte de um sistema binário, isto significa que a oportunidade de existir vida é muito maior do que se os planetas tiveram uma única estrela”.

Veja, clicando no link acima, uma animação da NASA com os sóis de Kepler.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório