Ciência

Descoberto o maior reservatório de água do universo

NULL
Versão para impressão

Duas equipas de astrónomos lideradas por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram o maior e mais distante reservatório de água detetado até hoje no universo, equivalente a 140 biliões de vezes toda a água dos oceanos terrestres, avança a NASA em comunicado.

A água encontrada envolve um enorme buraco de alimentação negro, chamado quasar, localizado a 12 mil milhões de anos-luz, o que significa que as imagens são de uma altura em que o universo tinha só 1,6 mil milhões de anos.

“É uma demonstração de que a água está por todo o universo, mesmo nos seus primórdios”, afirmou Matt Bradford, um cientista do Laboratório da NASA, em Pasadena, Califórnia.

Os quasares são objetos brilhantes e muito distantes no universo. Estes objetos estão localizados nos núcleos de galáxias e são abastecidos pela energia de buracos negros.

O APM 08279+5255, quasar observado nesta pesquisa, tem um buraco negro 20 mil milhões de vezes mais massivo do que o Sol e produz energia superior à energia de um bilião de sóis.

Clique AQUI para aceder ao comunicado da NASA.

[Notícia corrigida a 25 de julho às 15h35]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório