Cultura

Descoberto guião de filme sonoro escrito por Chaplin

NULL
Versão para impressão

Um guião de cinema, escrito à mão por Charlie Chaplin para um filme sonoro que não chegou a ser realizado, foi encontrado nos arquivos da familia do mais famoso realizador e ator de filmes mudos, noticia o jornal britânico The Guardian.

O documento de 50 páginas contém um diálogo satírico sobre o colonialismo, inspirado na visita de Charlie Chaplin à ilha indonésia de Bali, em 1932.

O biógrafo David Robinson acredita que o guião – que tem o título da ilha, “Bali” – tenha sido a primeira tentativa de Chaplin de levar às telas um filme falado.

No manuscrito, Chaplin retrata os colonizadores de forma cómica ao forçar os nativos da ilha a pagar impostos por estradas desnecessárias e cultivar mais arroz do que eles são capazes de consumir.

O primeiro filme falado de Chaplin, “O Grande Ditador”, só foi lançado em 1940, e também era uma sátira política e social. Na altura, a sua sátira a Adolf Hitler e ao regime nazi foi bastante criticada nos EUA, que ainda não tinham entrado na IIª Guerra Mundial. Atualmente depois, é considerada o trabalho de um génio visionário.

Recentemente, também foi descoberta uma curta inédito do ator e diretor, datada da época da Iª Guerra.

Veja clicando no link acima um excerto do filme “O Grande Ditador”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório