Ciência

Descoberto fóssil do dinossauro mais pequeno

NULL
Versão para impressão
Foi descoberto em Sussex, Inglaterra, o fóssil de um dos mais pequenos dinossauros do mundo. Especialistas da universidade de Portsmouth revelaram, quarta-feira, que esta nova espécie deverá fazer parte da família dos maniraptores, que inclui aves carnívoras, e que terá vivido no Mesozoico, há cerca de 250 milhões de anos.

Segundo o paleontólogo Steve Sweetman, citado no comunicado da Universidade de Portsmouth, esta foi uma descoberta “excitante” uma vez que se trata do “mais pequeno dinossauro descoberto até agora no registo europeu de fósseis”.  

O corpo deste pequeno dinossauro é semelhante ao de uma ave e mede entre 33 a 40 cm de comprimento.

Os investigadores deram o nome  de“maniraptora de Ashdown” ao pequeno dinossauro, pelas semelhanças que apresenta em relação aos maniraptores. Através da análise de uma vértebra do pescoço, os especialistas conseguiram verificar que o espécime encontrado fazia parte da larga família que incluía todos os dinossauros bípedes, carnívoros, a que se chama terópodes e que este estava já na fase adulta.

O fóssil foi descoberto por Dave Brockhurst, um colecionador de fósseis local e foi depois analisado pelos especialistas da universidade de Portsmouth.

O local onde foi descoberto este espécimen é particularmente rico em fósseis, tendo já sido aqui encontrados restos fossilizados de salamandras, sapos, lagartos, tartarugas, crocodilos e grandes dinossauros.

Veja AQUI o comunicado da Universidade de Portsmouth.

[Esta notícia foi sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório