Ciência

Descoberto fóssil de cachalote gigante

Um fóssil descoberto no Perú por uma equipa de paleontólogos de diversas nacionalidades revelou a existência de um cachalote gigante, que terá vivido há 12 milhões de anos. Chama-se Leviathan melvillei,em honra do escritor Herman Melville, criador do
Versão para impressão
[Foto: © Nature]

Um fóssil descoberto no Perú por uma equipa de paleontólogos de diversas nacionalidades revelou a existência de um cachalote gigante, que terá vivido há 12 milhões de anos. Chama-se Leviathan melvillei,em honra do escritor Herman Melville, criador do célebre monstro marinho “Moby Dick”.

Este é “o maior cachalote fóssil já encontrado, com dentes colossais”, de até 36 centímetros de largura e 12 de comprimento, “10 centímetros a mais que os dentes dos maiores cachalotes atuais”, explicou Olivier Lambert, principal autor do estudo, citado pela AFP.

As medições dos fósseis – “uma mandíbula inferior, boa parte do crânio e dentes” – indicam que esta baleia tinha entre os 13 e os 18 metros de comprimento. A cabeça do monstro marinho chegava aos três metros. A sua dentição de grandes dimensões permitir-lhe-ia caçar e rasgar carne, estando no topo da cadeia alimentar.

A baleia pré-histórica teria sido predadora de outras baleias mais pequenas, uma teoria reforçada pelos vários esqueletos de uma espécie mais pequena de baleia de barbas descoberta na mesma região.

O artigo publicado na Nature dá conta que este “monstro” seria a presa de “um tubarão [igualmente] gigantesco, muito maior que o atual tubarão branco, com um comprimento de 12 a 15 metros”, adiantou Oliver Lambert.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório