Ambiente

Descoberta uma nova espécie de golfinho

NULL
Versão para impressão
Pela primeira vez nos últimos cem anos, uma investigadora marinha descobriu uma nova espécie de golfinho. Os golfinho-Burrunan, como foram apelidados, foram descobertos na Austrália e pensa-se que residam em apenas dois locais: na baía de Port Phillip e nos Lagos Gippsland.

Kate Charlton-Robb, investigadora da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Monash, nem queria acreditar quando percebeu que os golfinhos analisados não constavam dos registos existentes.

Inicialmente, pensou-se que os animais seriam ruazes corvineiros, mas depois de cruzarem as suas características com as de outros golfinhos, os investigadores perceberam que se tratava de uma espécie nova, nunca antes reconhecida. 

“Esta é uma descoberta incrivelmente fascinante, já que desde o final do século XIX só tinham sido descritas e reconhecidas três novas espécies”, explicou Charlton-Robb. 

A investigadora intitulou os golfinhos de Tursiops australis, ou Burrunan dolphin, no nome comum. Burrunan é uma palavra usada pelos aborígenes para intitular os golfinhos na língua Boonwurrung e Taungurung e que significa “peixe do mar grande do tipo golfinho”.

Segundo se pode ler no site da Universidade Monash, a investigadora garante que é fundamental que os estudos continuem, de forma a conservar e proteger os golfinhos Burrunan para as gerações futuras. Existe também a possibilidade de se descobrirem novas espécies na zona. 

O estudo foi publicado, esta semana, na revista PLoS ONE. Acredita-se que a população residente é bastante pequena, de apenas 100 golfinhos na Baía de Port Philip e 50 nos Lagos Gippsland.

Clique AQUI para aceder ao resumo do artigo da PLoS ONE .

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório