Saúde

Descoberta origem dos cabelos brancos

NULL
Versão para impressão

Um estudo de investigadores do Langone Medical Center, da Universidade de Nova Iorque (NYU) descobriram que o processo molecular existente no nosso organismo, denominado por Wnt, pode ser o fator determinante para o embranquecimento de cabelos. O estudo foi publicado da edição de junho do jornal especializado Cell.

O responsável pela investigação, Mayumi Ito, professor assistente no Departamento de Dermatologia do Langone Medical Center da NYU disse, no site oficial do centro, que já se sabe “há décadas que as células dos folículos pilosos e a pigmentação produzida pelos melanócitos eram responsáveis pela coloração de cabelo, mas não se sabia as razões pelas quais isto ocorria”.

A equipa do Dr. Ito descobriu que a sinalização Wnt – uma rede de proteínas – é essencial na pigmentação do cabelo assim como na coordenação dos dois sistemas de células: as células dos folículos pilosos e a pigmentação produzida pelos melanócitos.

Com a idade, os cabelos brancos ocorrem devido a uma falha na manutenção dos melanócitos, que fazem com que a proteína Wnt morra ou deixe de funcionar da mesma maneira. Com cada vez menos condições de manter a pigmentação dos fios, eles começam a aparecer em tons de branco, cinza ou prata.

O estudo segure que a manipulação da sinalização Wnt pode ser uma nova estratégia para lidar com a pigmentação dos cabelos, quando estes começam a ficar grisalhos.

A razão da queda de cabelos ainda é um mistério, mas tudo indica que a via de sinalização Wnt também pode estar relacionada com o fenómeno.…..

Clique AQUI para aceder ao estudo.

[Notícia sugerida por Ana Isa Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório