Saúde

Descoberta espanhola pode prevenir cancro na laringe

Investigadores da Universidade de Oviedo, em conjunto com o Instituto de Medicina Oncológica e Molecular e o Hospital Central das Astúrias, identificaram dois genes que travam o cancro da laringe. Um estudo que abre portas para novas formas de diagnó
Versão para impressão
Investigadores da Universidade de Oviedo, em conjunto com o Instituto de Medicina Oncológica e Molecular e o Hospital Central das Astúrias, identificaram dois genes que travam o cancro da laringe. Um estudo que abre portas para novas formas de diagnóstico e tratamento. 
 
A equipa conduzida pelo catedrático Carlos López-Otín analisou o código genético de doentes com este tipo de cancro.

As conclusões apontam que “os genes que codificam as proteínas alfa-cateninas 2 e 3 estavam mutados e inativos em 15 por cento dos cancros e que a presença destas proteínas travava a progressão tumoral”, avança a agência Lusa em comunicado. 


Na análise dos dados clínicos dos doentes estudados, a equipa espanhola concluiu ainda que “os tumores que têm alteradas as duas proteínas apresentam um pior diagnóstico.”, diz o mesmo comunicado. 

As aplicações práticas da descoberta prendem-se com o melhoramento de métodos de diagnóstico e prevenção da doença. 

Segundo a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia (SPORL), Portugal é o terceiro país europeu com maior incidência de cancro da laringe, sendo que a detecção precoce da doença é fundamental.
 
A SPORL identifica a população do sexo masculino, com idade entre os 60 e os 70 anos, com hábitos tabágicos e alcoólicos, e com rouquidão arrastada (por mais de três semanas) como grupo-alvo para a observação especializada.

O estudo dos investigadores espanhois foi publicado, este mês, na revista ‘Nature Communications’. 
 
Clique AQUI para aceder à publicação. 

Notícias sugerida por por Maria Pandina 
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório