Ciência

Descoberta coleção rara de peixes do Brasil

A Universidade de Coimbra anunciou a descoberta de uma "coleção raríssima" do século XVIII com 68 exemplares de peixes do Brasil conservados em seco sobre cartão, que terão sido recolhidas pelo naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para a coroa po
Versão para impressão
A Universidade de Coimbra anunciou a descoberta de uma “colecção raríssima” do século XVIII com 68 exemplares de peixes do Brasil conservados em seco sobre cartão, que terão sido recolhidas pelo naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para a coroa portuguesa na bacia do Amazonas em 1783, durante uma década.

“A descoberta destes exemplares é absolutamente notável, por se tratar de uma coleção raríssima, havendo poucos exemplares do século XVIII de peixes do Brasil, montados deste modo, em todo o mundo”, revela o museólogo, Pedro Casaleiro, que a descobriu no âmbito do levantamento em curso das colecções da Universidade de Coimbra.

Uma parte do espólio agora encontrado será apresentada publicamente no auditório do Laboratório Chimico na próxima quarta-feira.

“Além de abrir uma nova perspetiva quanto ao estudo e conhecimento das recolhas deste naturalista, é uma importante descoberta para a história natural em Portugal, para a história da ciência e para o estudo da biodiversidade”, realça Paulo Gama Mota, diretor do Museu da Ciência da UC, citado em comunicado.

Alexandre Rodrigues Ferreira, segundo a mesma nota, protagonizou “uma das mais notáveis e prolongadas expedições de naturalistas” realizadas durante o século XVIII, procurando o conhecimento científico e sistemático da natureza exótica que então se descobria.

As coleções enviadas para Portugal foram “alvo de muitas vicissitudes”. Encontram-se dispersas por várias instituições, incluindo uma parte levada para Paris durante as invasões francesas.

Das coleções do naturalista enviadas para Coimbra apenas está bem estudada a “excelente colecção etnográfica dos índios da Amazónia”, refere o Museu da Ciência da UC.

Saiba mais e veja mais imagens aqui.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub