Sociedade

Deputados passam a viajar em económica

O Parlamento aprovou um projeto de resolução que determina que os deputados passam a viajar em classe económica sempre que as viagens não ultrapassem as três horas e meia. As novas regras das viagens foram aprovadas pela maioria dos deputados à exceç
Versão para impressão
O Parlamento aprovou um projeto de resolução que determina que os deputados passam a viajar em classe económica sempre que as viagens não ultrapassem as três horas e meia. As novas regras das viagens foram aprovadas pela maioria dos deputados à exceção do socialista José Lello, que se absteve.

Fica também estipulado que os pontos ou milhas acumulados nas deslocações oficiais revertem exclusivamente para a compra de outras viagens parlamentares oficiais.

Os deputados residentes nas regiões autónomas têm direito a “uma viagem semanal de ida e volta, em avião, em classe económica, entre o aeroporto e Lisboa, acrescida da importância da deslocação entre o aeroporto e a residência” em vez da classe executiva que usufruíam até agora.

A regra é semelhante para os deputados eleitos pelo círculo da emigração da Europa. O projeto de resolução estabelece ainda que as novas regras das viagens dos deputados não se aplicam “às delegações chefiadas pelo presidente da Assembleia da República ou pelo vice-presidente que o substitua”.

Contudo, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, fez saber que está disposto a abdicar desse direito.

“O presidente da Assembleia da República, em relação a esta declaração aprovada, gostava de tornar público que não utilizará a faculdade que lhe é concedida pelo artigo 3º da resolução”, afirmou, citado pela Lusa Jaime Gama, durante o plenário.

José Lello criticou em declarações à Lusa a decisão de Jaime Gama por considerar “desprestigiante” a segunda figura do governo viajar em económica. Lello preocupa-se que se possa deste modo estar a passar uma ideia negativa ao exterior.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório