Negócios e Empreendorismo

Depressão: Unidade móvel assinala o dia europeu

NULL
Versão para impressão

Hoje, 29 de setembro, assinala-se o Dia Europeu da Depressão. Para ajudar a perceber uma das doenças mais comuns do foro psiquiátrico, uma unidade móvel interativa vai percorrer todo o país, aproximadamente durante 30 dias.

A unidade móvel faz parte de uma campanha nacional “A depressão dói mas pode deixar de doer” e vai percorrer todo o país “fazendo um caminho para que deixe doer”.

Para além de esclarecer o que é a depressão, a campanha pretende também desmistificar o estigma que ainda está associado a esta patologia e à doença mental de uma forma geral, segundo o comunicado da organização.

A unidade móvel disponibiliza conteúdos interativos simples e didáticos, através dos quais qualquer pessoa pode ficar a saber o que é a depressão, como se manifesta, quais os sintomas, assim como, o impacto no quotidiano familiar e profissional.

A Patologia

Num cariz mais científico, estes conteúdos vão permitir dar a conhecer à população as regiões do cérebro envolvidas na depressão, responder a um auto diagnóstico que pode ser impresso para levar ao médico de família.

Segundo o médico, João Relvas, presidente da Associação Portuguesa de Psiquiatria Biológica, a unidade móvel coloca à disposição dos portugueses mais informação sobre uma patologia que, em “fatores circunstanciais como as crises económicas e sociais, como a que vivemos atualmente, podem ser fatores adicionais que contribuem para o aumento da depressão”.

Unidade arranca hoje em Lisboa

A unidade móvel de saúde interativa vai iniciar um percurso por várias cidades tendo início no dia de hoje em Lisboa – 29 e 30 de Setembro – no Parque das Nações.

O roadshow “No caminho para que deixe de doer” continua em Outubro: em Santarém (6 e 7), em Castelo Branco (14 e 15), em Viseu (21 e 22) e no Porto (28 e 29), entre as 9h e as 19h.

Esta é uma campanha com o apoio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, da Associação Portuguesa de Psiquiatra Biológica, da Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria e da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares.

Clique AQUI para acompanhar o roadshow. 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório