Ambiente

Depois de Madrid Avião Solar segue para Marrocos

Vindo da Suíça, o avião Solar Impulse aterrou, com sucesso, na madrugada de sexta-feira no aeroporto de Barajas, em Madrid. O aparelho permanece até segunda-feira na capital espanhola onde mudará de piloto rumo a Rabat.
Versão para impressão
Vindo da Suíça, o avião Solar Impulse aterrou, com sucesso, na madrugada de sexta-feira, em Madrid. O aparelho permanece até segunda-feira na capital espanhola onde mudará de piloto. O outro fundador do projeto, Bertrand Piccard, efetuará o voo até Rabat. 
 
O Solar Impulse – o primeiro avião concebido para voar dia e noite sem combustível, graças à energia solar – aterrou às 1h28 locais (0h28, hora em Portugal), no aeroporto de Barajas, depois de quase 17 horas de voo e de uma viagem de 2.000 quilómetros entre a cidade de Payerne (Suíça) e Madrid (Espanha). 
 
Depois de aterrar, o piloto, André Borschberg, um dos fundadores do projeto, “saiu do avião a sorrir, mas sem dúvida feliz por sentir terra firme debaixo dos pés”, lê-se no site do projeto. “O voo decorreu muito bem”, disse o piloto.
 
As asas do avião estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas que alimentam quatro motores elétricos, com uma potência de dez cavalos cada um. A energia é armazenada em baterias, o que permite ao aparelho voar durante a noite. O Solar Impulse tem a envergadura de um Airbus A340 (63,4 metros) e pesa 1600 quilos.
 
Depois de uma rigorosa inspeção, o avião deverá partir, segunda-feira, para Marrocos. Este voo, que pela primeira vez atravessa o Mediterrâneo, deverá servir como último teste antes da volta ao mundo em 2014, uma viagem durante a qual não irá utilizar uma única gota de combustível. 
 
Foram precisos sete anos de trabalho e uma equipa de 70 pessoas e 80 parcerias para construir este avião em fibra de carbono. A construção de um segundo aparelho, para fazer a volta ao mundo em 2014, já começou. O aparelho deverá estar pronto em 2013 para um primeiro voo de testes ainda nesse ano.

Clique AQUI para aceder ao site do projeto.

[Notícia sugerida por Raquel Bâeta e Diana Rodrigues]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub