Sociedade

Deficiência: Iniciativas assinalam Dia Mundial

Esta sexta-feira, dia 03 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência sob o lema "Manter a promessa: Incluir a deficiência nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015 e mais além". Hoje e durante os próximos dias,
Versão para impressão
Esta sexta-feira, dia 03 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência sob o lema “Manter a promessa: Incluir a deficiência nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015 e mais além”. Hoje e durante os próximos dias, várias iniciativas a nível nacional vão assinalar a data com debates, exposições e encontros.

Na Mealhada, no Pavilhão Municipal do Luso, pelas 10 horas no dia 5 de dezembro, a Câmara Municipal convidou os alunos do Ensino Básico do Concelho e respetivas famílias para uma demonstração de modalidades desportivas adaptadas como ténis de mesa, goalball, boccia, ciclismo e basquetebol em cadeira de rodas.

As demonstrações vão ser efetuadas por professores da Actividade Física e Desportiva das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e por atletas do Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais.

No Seixal, até dia 7 de dezembro pode contar com várias ações. No dia 3, sexta-feira, a partir das 9 horas, o auditório dos Serviços Operacionais da autarquia, recebe a 32.ª reunião plenária ordinária do Conselho Local de Acção Social da Rede Social do Seixal.

Das 14.30 às 17.30 horas decorre o encontro “2010 Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social/DEFICIÊNCIA: Um Combate em Várias Frentes”.Realiza-se ainda o encontro comunitário “Inclusão Social: Pistas e Ideias”, das 18 às 20 horas, também no o auditório dos Serviços Operacionais da autarquia.

As comemorações encerram no dia 7 de dezembro, terça-feira, com a realização de uma Gala de Dança, na Sociedade Filarmónica União Arrentelense.

Na localidade de Baião, mais a norte, pode participar dia 03 no circuito de “Orientação de Precisão – Todos Diferentes Todos Iguais”, organizado pelo Grupo Desportivo dos 4 Caminhos. Este circuito vai passar também pelos municípios de Matosinhos [08 janeiro 2011], Porto [30 abril 2011] e Vila Nova de Gaia [01 de maio 2011].

A Orientação de Precisão é uma modalidade centenária, com grande tradição nos países escandinavos, mas que só recentemente começou a ser praticada em Portugal. Terá de encontrar e seguir o melhor itinerário, através de terreno desconhecido e no menor tempo possível, o que exige capacidade de orientação: boa leitura do mapa, avaliação de opções de itinerário, utilização da bússola, concentração e rapidez.

Em Montemor-o-Novo, no dia 3, pode participar no lançamento do Guia Via Inclusão, uma exposição fotográfica, um stand e a apresentação de documentos sobre o tema “Via Inclusão – Como chegar mais rapidamente a uma sociedade inclusiva”, na Biblioteca Muncipal que termina às 17h30.

No mesmo dia no âmbito do Projecto “Mexendo com a Diferença”, o Centro de Reabilitação e Integração de Coruche vai organizar o 1º Encontro de Orientação Adaptada dirigido às Instituições que trabalhem na área da deficiência.

Em Lisboa, no Fórum Picoas, Centro de Arte Contemporânea da Amadora e Museu do Oriente de 3 a 13 de dezembro, 4 a 9 de janeiro de 2011, e de 21 a 31 de janeiro de 2011, respetivamente, pode visitar as 3 exposições de Artes Plásticas inclusivas, denominadas POLARIS que contam com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

UTAD distinguida com galardão da Inclusão

Por último, em Leiria, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai ser distinguida com o Galardão da Inclusão na I Gala da Inclusão organizada pela Câmara local em parceria com o Governo Civil e o Instituto Politécnico de Leiria.

A UTAD formou este ano os primeiros licenciados da Europa em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. Atualmente, só existem duas Licenciaturas desta natureza na Europa. A Universidade tem ainda a decorrer o processo de criação do Mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humana, pioneiro a nivel europeu.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub