Negócios e Empreendorismo

Défice do Estado diminuiu 58% em janeiro de 2011

O défice do Estado Português baixou 58% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês em 2010. Os dados foram avançados na edição deste fim-de-semana do semanário Expresso.

Versão para impressão
O défice do Estado Português baixou 58% em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês em 2010. Os dados foram avançados na edição deste fim-de-semana do semanário Expresso.

“Nós temos já os números que dizem respeito à execução orçamental de janeiro e esses números são muito bons. O que é referido na imprensa de hoje é verdade, os números que temos da execução de janeiro são números que nos dão muita confiança para a execução orçamental”, confirmou o primeiro-ministro, José Sócrates, citado pela Lusa, em declarações aos jornalistas em Vila Real durante uma inauguração.

A manchete do jornal Expresso refere “Défice trava a fundo em janeiro”, e refere que o défice das contas públicas fixou-se em 281,8 milhões de euros em janeiro, o que revela uma redução de 58,6%  face ao primeiro mês de 2010.

“O défice consolidado da Administração Central (Estado mais fundos e serviços autónomos) era de 680 milhões de euros e diminuiu 398,2 milhões”, refere o Expresso, citado pela agência Lusa.

Em reação, José Sócrates declarou ainda que “a execução [orçamental] de janeiro e a redução muito significativa do défice que hoje [sábado] é reproduzida na imprensa é uma boa notícia e um bom começo para a execução durante todo o ano”.

Este é um sinal positivo que o Governo espera que venha tranquilizar os mercados internacionais, depois de os juros da dívida a 5 e a 10 anos terem registado, esta semana, os valores mais altos de sempre.

Os dados oficiais da execução orçamental de janeiro vão ser conhecidos na segunda-feira, uma vez que falta ainda apurar os dados das câmaras municipais e da segurança social para ter o valor exato.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub