Sociedade

Deco lança simulador que ajuda a poupar água

O Município de Mora é o concelho com a água mais barata do país, de acordo com um estudo da Deco, divulgado em finais de Junho. Este mês, a associação de defesa do consumidor lançou um microsite onde é possível consultar os preços praticados em todos
Versão para impressão
O Município de Mora é o concelho com a água mais barata do país, de acordo com um novo estudo da Deco. Este mês, a Associação para a Defesa do Consumidor lançou um microsite onde é possível consultar os preços praticados em todos os municípios e também um simulador que ensina a poupar ao máximo.
 
A fatura da água mantém preços diferentes consoante o município. No estudo, a Associação para a Defesa do Consumidor fala numa diferença de 400 euros anuais entre o município com a factura da água mais cara e o que tem a factura mais barata.

A Deco analisou 135 municípios e 405 tarifários avaliando a tarifa fixa que é aplicada a cada um dos serviços que vêm na fatura da água (água, saneamento e resíduos sólidos) e a tarifa variável aplicada para um consumo de água de 10 metros cúbicos mensal. 

Com esses dados, o estudo revelou que Mora [distrito de Évora] Mora bate os recordes no campo dos municípios com uma fatura ao menor custo: 103,68 euros. No município mais caro, a média anual para os mesmos consumos é de 501 euros. 

O estudo da Deco concluiu ainda que 32 municípios não aplicam o tarifário social para famílias com carências económicas.

Quanto se pode poupar?

Quanto à origem destas "injustiças" sobre o preço de um bem essencial, a Deco aponta ao dedo à reorganização das agregações dos sistemas de abastecimento multimunicipais, iniciada em 2015, e às concessões.

Para ajudar o consumidor a reduzir a fatura e a detetar irregularidades, a Deco lançou, este mês, um simulador e um mapa que agrega dados de cada município. O microsite oferece ainda dicas de poupança para aplicar em casa no dia-a-dia.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório