Sociedade

Dark Sky Alqueva conquista 2º lugar em prémio mundial

O projeto Dark Sky Alqueva conquistou esta quinta-feira, o segundo lugar do Prémio Ulysses, na categoria de Inovação para Organizações Não-Governamentais.
Versão para impressão
O projeto Dark Sky Alqueva conquistou esta quinta-feira, o segundo lugar do Prémio Ulysses, na categoria de Inovação para Organizações Não-Governamentais. Atribuído anualmente pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, com sede na capital espanhola, o Prémio Ulysses visa distinguir as melhor iniciativas promovidas no setor do turismo em todo o mundo. 
 
Apadrinhado pelo Turismo de Portugal e pela Secretaria de Estado do Turismo, o programa Dark Sky Alqueva apresentou a candidatura ao prestigiado prémio internacional, conseguindo, agora, conquistar um histórico segundo lugar, de acordo com o comunicado enviado ao Boas Notícias. 
 
Recentemente, a iniciativa lusa foi também indicada pela Comissão Europeia como um caso de inovação e boas práticas, no documento 'Reforçar a Competitividade do Turismo na UE –  Uma Abordagem para o Estabelecimento de 20 casos de inovação e boas práticas'. Destaque ainda para a conhecida revista National Geographic que elegeu o Dark Sky Alqueva como uma das atrações do Alentejo a não perder em 2014. 
 
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que o Prémio Ulysses traz um reconhecimento “mais que justo e merecido” ao programa Dark Sky Alqueva, que “promove o Alentejo e cria mais-valias turísticas nesta região com aquele que é um dos melhores céus noturnos do mundo”. 
 
Graças ao Dark Sky Alqueva, esta região alentejana foi o primeiro destino do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Fundação Starlight, devido ao céu nocturno que apresenta, com características únicas para o desenvolvimento de uma Reserva Dark Sky.
 
O programa tem por objetivo dar aquela área uma nova vida ao cair da noite, permitindo ao visitante a fruição do território sob um céu límpido e estrelado. Associado ao Dark Sky Alqueva, foi já criada a 'Rota Dark Sky Alqueva', onde o turista pode optar por realizar atividades noturnas tais como passeios pedestres, passeios a cavalo, observação de estrelas, birdwatching, wildnightwatching, entre outras atividades debaixo do céu alentejano, livre de qualquer tipo de poluição luminosa. 
 
A Rota Dark Sky Alqueva inclui ainda unidades de alojamento, de restauração, guias intérpretes e empresas de animação turística que já estão aptos a receber os chamados “astro-turistas”.

Saiba mais AQUI.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub