Cultura

Dança: Alunos do conservatório brilham em Berlim

Quatro alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) ganharam medalhas de prata e de bronze ao representarem Portugal no Festival Internacional de Dança TanzOlymp, que decorreu entre 24 e 28 de Fevereiro em Berlim.
Versão para impressão

Quatro alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) trouxeram para casa medalhas de prata e de bronze ao representarem Portugal no 9º Festival Internacional de Dança, o TanzOlymp, que decorreu entre 24 e 28 de Fevereiro em Berlim.
 
Na área da dança clássica, Yuma Sumi (masculino), de 18 anos, foi distinguido com medalha de Prata com uma performance baseada na variação de bailados clássicos. A outra medalha de Prata foi conquistada na categoria de dança contemporânea pelo aluno Shuntaro Ifuku (também masculino).

Ainda em dança contemporânea, Leonor Jesus, de 16 anos, e Tiago Pereira, de 18 anos, destacaram-se com as coreografias de Catarina Moreira professora e coreógrafa da EDCN – que também ganhou o prémio de melhor coreógrafa no TanzOlymp no ano passado – trazendo duas medalhas de bronze para Portugal.

Em declarações ao Boas Notícias, Tatiana Guedes, do departamento de produção da EDCN, sublinha “a qualidade técnica e o talento dos alunos que foram distinguidos”.

Conservatório aposta nos concursos internacionais

A responsável explica ainda que a instituição tem apostado fortemente em concursos internacionais uma vez que estas participações abrem portas à possibilidade de “diretores artísticos internacionais convidarem os alunos para bolsas de estudo em companhias de dança internacionais”.

No entanto, Tatiana Guedes salienta que, para participarem nos concursos, os alunos portugueses têm, habitualmente, que “financiar do seu próprio bolso a estadia, a viagem e os restantes custos da participação”.
 
O júri que avaliou os participantes foi presidido por Vladimir Malakhov, diretor da Staats Oper de Berlim (Ópera Estatal de Berlim), e outros elementos internacionais de renome do mundo da dança.   
 
A EDCN dedica-se à formação de bailarinos profissionais nas áreas da dança clássica e contemporânea e conta, atualmente, com cerca de 200 alunos.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório