Sociedade

Daltónicos emocionados ao ver cores pela 1.ª vez

A CNBC publicou um vídeo onde revela a reação de vários daltónicos ao experimentar os óculos da empresa EnChroma pela primeira vez.
Versão para impressão
A CNBC publicou um vídeo onde revela a reação emocionada de vários daltónicos ao experimentar os óculos da EnChroma, que corrigem o daltonismo, pela primeira vez. Alguns dos utilizadores chegam mesmo a chorar ao ver o mundo nas suas "true colors".

Os óculos EnChroma corrigem o daltonismo, uma perturbação visual que afeta um em cada 12 homens e uma em 200 mulheres. O seu desenvolvimento aconteceu um pouco por acaso.
Tudo começou há mais de uma década atrás, altura em que o cientista Don McPherson estava a desenvolver óculos protetores para cirurgias a laser.

Após descobrir que os cirurgiões estavam roubar os óculos para usá-los como óculos de sol, McPherson decidiu ficar com um par para si, notando que as cores do mundo ficavam mais saturadas.

Como a sua visão não tem problemas, só descobriu o verdadeiro potencial dos óculos quando um amigo daltónico os experimentou durante um jogo de Frisbee.

 
“Ele disse, e isto é uma citação, 'Já consigo ver os cones!', referindo-se aos cones cor-de-laranja fluorescente que delimitam o campo", recorda o investigador.
 
Depois da descoberta, McPherson pediu um subsídio ao Instituto Nacional de Saúde e, depois de anos de pesquisa e ensaios clínicos, associou-se a Andrew Schmeder em 2010 e juntos criaram a EnChroma.
 
A empresa já vendeu cerca de 30.000 óculos a pessoas em todos os cantos do mundo. Um par custa cerca de 300 dólares, podendo o preço ser reduzido através de uma prescrição.
 
No Youtube é possível encontrar dezenas de vídeos de pessoas daltónicas a experimentar os óculos pela primeira vez. Pode ver algumas destas reações no vídeo abaixo, realizado pela CNBC, que já conta com mais de 226.000 gostos.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório