Fitness & Bem-estar

Da’ki: Cosméticos ‘colhidos’ das serras portuguesas

Sabonetes de cereja do Fundão, de mel, camomila ou alecrim. Francisca Vidal tem apenas 25 anos mas já tem montou um negócio de cosméticos naturais. A marca Da'ki é produzida unicamente com matérias-primas nacionais, vindas sobretudo das serras do Fun
Versão para impressão
Francisca Vidal tem apenas 25 anos mas já montou o seu próprio negócio de produção de cosméticos naturais feitos a partir da cereja do Fundão, de mel, camomila ou alecrim. A marca Da'ki é produzida unicamente com matérias-primas nacionais, vindas sobretudo das serras do Fundão. 

por Margarida Cruz
 

Tudo começou em Dezembro de 2012, com pequenas experiências de sabão 100% de azeite, com aroma de limão apanhado no quintal da própria Francisca ao qual adicionou um 'tempero' de canela. “Pouco tempo depois tive a oportunidade de estar numa feira, e vendi tudo!”, conta a jovem ao Boas Notícias. Francisca nem queria acreditar no sucesso que as suas criações tiveram entre os visitantes. 

sabonete


Licenciada em Design Gráfico, Francisca nasceu em Coimbra e vive atualmente no Fundão. Da “ligação com as serras aqui à volta, a Estrela e a Gardunha”, fez nascer a Da'ki, uma marca de cosmética natural e de fabrico artesanal. Desde a primeira experiência na feira, e com a ajuda do namorado, investiu em novas combinações de aromas e novos formatos, de forma a conseguir uma gama sólida e variada de produtos.
 
“Aconteceu tudo de forma muito natural”, explica Francisca. “Fui atirada para esta aventura, influenciada pela envolvência destas magníficas serras. Inspirei-me nos seus aromas, na mescla de paisagens, na forte conexão com a Natureza e quis possibilitar estas sensações a mais pessoas”.

sabonetinhos


Neste momento, a oferta da marca passa por sabonetes 100% de azeite com argila, limão e mel, cereja do Fundão, limão e hortelã, pimenta e canela, chá de camomila e erva-princípe e pigmento natural ultramarino com alecrim. 
 
“A maioria das matérias-primas são mesmo daqui, da horta, da serra… É por isso que a ligação com esta região torna cada produto único e distintivo. O nome da marca [Da'ki], aliás, surge precisamente quando me apercebi que o ímpeto era esse: criar produtos de cosmética natural com matérias-primas e ingredientes da zona, para louvar a Cova da Beira, adormecida no interior do país”, conta a jovem ao Boas Notícias.

Para além do sabão, a Da'ki dispõe ainda de uma gama de hidratantes labiais que conjugam óleo de amêndoas doces e cera de abelha com aromas de alfazema, citronela, mel e alecrim.

Produtos naturais e certificados

 

Image and video hosting by TinyPic

“Para produzir os nossos produtos usamos sempre azeite virgem, hidróxido de sódio e água, para a base. Depois a quantidade varia conforme a imaginação. Colhemos a hortelã, os limões, o manjericão da n

ossa horta, mas também podemos ir passear à Serra da Gardunha, e aproveitamos para colher alecrim ou carqueja. A maioria das matérias-primas são mesmo daqui, da horta, ou da serra. Os óleos essenciais são certificados e biológicos e o mel é da Casa do Mel de Bogas de Cima”, revela.

 
O objetivo é comprar o menos possível e fazer uso dos recursos que estão mais próximos, transformando-os em produtos de máxima qualidade, exclusivamente produzidos com técnicas artesanais e com o devido tempo de secagem. A produção é toda feita por Francisca e pelo namorado, que partilham juntos a paixão pelos produtos naturais. Os dois tratam da produção de sabões, organização e envio de encomendas. 
 
A aprendizagem tem sido feita através de pesquisas e ensinamentos transmitidos por amigos que já faziam este tipo de produtos para uso doméstico. “Tem havido aperfeiçoamento de dia para dia. Cada ingrediente novo é uma inovação, pois tanto eu como o Jorge temos formações distantes destas práticas (eu enquanto Designer, ele enquanto Gestor). Mas temos construído uma biblioteca que nos leva a ter em atenção cada vez mais detalhes.”

Image and video hosting by TinyPic


Os produtos da Da'ki podem ser adquiridos online ou numa das quatro lojas físicas onde já se encontram à venda (Fundão, Covilhã, Castelo Novo e Tavira). Os valores são variáveis consoante os produtos mas, para se ter uma ideia, 100 gramas de sabonete custam 3 euros e uma embalagem de 10ml de hidratante custa 2,50 euros. Preços convidativos tendo em conta que se tratam de produtos vindos diretamente Da'ki, de Portugal, e das serras mais profundas do país. 

Clique AQUI para visitar a loja virtual e AQUI para aceder ao Facebook oficial da Da'ki.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub