Cultura

Curtas metragens portuguesas em LX e NY

NULL
Versão para impressão
Está a decorrer, desde ontem e até esta sexta-feira, em Lisboa e em Nova Iorque, o primeiro Festival de Curtas-Metragens Portuguesas, exibindo 20 curtas-metragens realizadas por portugueses. O evento é promovido pelo Arte Institute de Nova Iorque.

As exibições do Festival de Curtas-Metragens Portuguesas estão a decorrer em simultâneo nas duas cidades. Em Nova Iorque as exibições decorrem na cinemateca Anthology Film Archives e no Union Square Park (North Pavilion). Em Lisboa, o evento decorre no Auditório Carlos Paredes e no Auditório da Universidade Lusófona. 

Esta sexta-feira são exibidos, a partir das 21h30 (hora de Lisboa), os seguintes filmes: a “Alegoria dos Sentidos”, de Nelson de Castro & Wilson Pereira, “Dream Factory” e “Muzar”, de Pedro Pinto, “A Corrida”, de Rui Madruga & Catarina Carrola, “Sinfonia dos Loucos”, de Vasco Mendes, “Smolik”, de Cristiano Mourato, “O Risco”, de José Pedro Lopes, “Cada mulher é um filme de amor”, de Henrique Bento, “Algo de bom”, de Rui Vieira, “DOC Film”, de Cristovão Peças, “Comando”, de Patrício Faísca & Sonat Duyar, e “Momentos”, de Nuno Rocha.

“Para além do fado”

Ana Miranda, atriz, produtora, cineasta e empreendedora deste festival, em entrevista à agência Lusa, explicou que decidiu criar esta “espécie de Instituto Camões” para responder à invisibilidade da arte portuguesa nos Estados Unidos e à falta de apoios oficiais.

A jovem de 33 anos quer mostrar o Portugal “para além do fado” e a qualidade dos artistas portugueses, revelou a empreendedora do festival.

As curtas-metragens são maioritariamente da autoria de “jovens realizadores já galardoados com prémios europeus importantes ou selecionados para festivais como Cannes e ÉCU – Festival de Cinema Independente Europeu (o Sundance europeu)”, segundo o comunicado do Arte Institute.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório