Cultura

Curta-metragem nacional premiada em Nova Iorque

A curta-metragem portuguesa "Celeste", de José-Maria Norton, que tem lugar na comunidade lusitana de Newark, nos Estados Unidos, ganhou o prémio "buzz" do Manhattan Film Festival, em Nova Iorque.
Versão para impressão
A curta-metragem portuguesa “Celeste”, de José-Maria Norton, que tem lugar na comunidade lusitana de Newark, nos Estados Unidos, ganhou o prémio “buzz” do Manhattan Film Festival, em Nova Iorque.
 
Em declarações à Lusa, o realizador fez saber que o prémio lhe foi entregue, a si e aos atores Joana Pais de Brito (também co-argumentista) e Dinarte Freitas, no passado domingo na cidade norte-americana durante a conclusão do festival.
 
“O Buzz Award é, no fundo, o filme que gerou mais burburinho, o filme mais falado durante o festival”, explicou José-Maria Norton. “Tendo havido 114 filmes em competição, dá um certo orgulho que um filme falado em português tenha gerado mais interesse do que qualquer outro”, confessou.
 
“Celeste” conta a história de uma imigrante lusa “sonhadora e devotamente católica” na comunidade portuguesa de Newark na década de 1980. O filme de 30 minutos, descrito por José-Maria Norton como um “thriller sobrenatural e psicológico”, foi rodado inteiramente nos EUA mas é falado, na sua maioria, em português.
 
A curta-metragem foi financiada através de um empréstimo contraído pelo próprio realizador, juntamente com fundos angariados por meio de “crowd-funding” no site Kickstarter.
 
“Celeste” encerrou, no sábado, um mês de atividades que decorreu em Nova Iorque com o objetivo de divulgar o ambiente de “criatividade, cultura e negócios” em Portugal.

O filme passou também pelo Lucerne International Film Festival e estará hoje no New York SummerFest, encontrando-se a aguardar resposta de outros 15 eventos a que se candidatou.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub