Cultura

Curta-metragem luso-suíça vence festival na Roménia

A curta "Os Vivos também Choram", de Basil da Cunha, foi a grande vencedor da 7ª edição do Festival Internacional Next de Bucareste.
Versão para impressão
A curta-metragem “Os Vivos também Choram”, de Basil da Cunha, foi a grande vencedor da 7ª edição do Festival Internacional Next de Bucareste. O realizador de ascendência portuguesa foi distinguido e homenageado na capital da Roménia pela sua curta-metragem realizada em 2012.
 
Segundo o site oficial do concurso, o júri nomeou o filme português o grande vencedor do “mais importante festival de curtas-metragens da Roménia”, entre 23 concorrentes de cerca de 15 países diferentes. “De uma forma inteligente, o filme filtra a ficção dramática pelas lentes documentais que tornam a realidade das pessoas e dos locais numa experiência metafísica”, salienta a organização do festival.
 
Basil da Cunha venceu um prémio no valor de 2.000 euros e um cheque de cerca de 1.500 euros destinado à utilização de serviços de laboratórios digitais para pós-produção, oferecido pela companhia Kodak CineLabs Romania.
 
“Os Vivos também Choram” conta a história de Zé, um estivador no porto de Lisboa, interpretado pelo ator português José Pedro Gomes, que sonha um dia poder emigrar para a Suécia. O seu desejo está longe de ser cumprido depois de o personagem principal descobrir que a sua mulher utilizou as suas poupanças para comprar uma máquina de lavar roupa.
 
A última produção de Basil da Cunha já tinha estado em destaque no Festival de Cannes, em 2012, pela Quinzena dos Realizadores. O evento paralelo ao concurso francês principal exibiu a curta-metragem entre outras oito produções internacionais de realizadores independentes.
 
Com 27 anos, o realizador luso-suíço fez três curtas-metragens, estudou cinema na Escola de Artes e Design de Genebra, tendo realizado no decorrer do curso o filme “A Cotê”, lançado em 2009, que mereceu destaque no festival da cidade de Locarno, na Suíça.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub