Cultura

Curta filmada na Ribeira vence festival espanhol

Uma curta-metragem que conta as aventuras dos jovens que mergulham da ponte D. Luis I, no Porto, para o rio Douro acaba de vencer o prémio "Curta do Ano", no festival Promofest. O trabalho foi distinguido entre mais de 600 curtas-metragens de vários
Versão para impressão
Uma curta-metragem que regista as aventuras dos jovens que mergulham da ponte D. Luis I, no Porto, para o rio Douro acaba de vencer o prémio “Curta do Ano”, no festival Promofest (Madrid). O trabalho foi distinguido entre mais de 600 curtas-metragens de vários países.

O filme “Meninos do Rio”, um projeto do realizador Javier Macipe Costa e da companhia de Teatro del Temple Audiovisuales, foi co-produzido com a portuguesa Riot Films. A rodagem decorreu entre o final de Agosto e o início de Setembro de 2013, na Ribeira do Porto, uma zona classificada como Património Mundial da Unesco.

Paulo Castilho, da Riot Films, contou ao Boas Notícias que “a curta-metragem é registada num estilo documental mas trata-se de uma estória de ficção que, além dos saltos para o rio, reflete a situação sócio-económica daquela zona desfavorecida da cidade”.

Na página do Facebook da curta-metragem, a equipa anuncia: “Queremos compartilhar com vocês a nossa alegria por termos sido premiados entre 600 curtas-metragens como 'Curta do Ano' no concurso da distribuidora “Promofest“.

Graças a esta vitória, a curta-metragem será enviada, pela Promofest, a 1.000 festivais de vários países. O produtor Paulo Castilho mostrou-se “muito satisfeito” pela atribuição deste prémio que, embora não tenha valor monetário, equivale a um investimento de 10.000 euros – o que dinheiro que seria necessário dispender para inscrever o trabalho em mil festivais.

Sobre o realizador espanhol, Paulo Castilho elogia a sua “sensibilidade enquanto cineasta, tendo sobretudo em conta que Javier tem apenas 26 anos de idade”. O produtor português adianta que, em breve, será divulgado o 'teaser' da curta-metragem que tem uma duração de cerca de 13 minutos.
 
A curta-metragem, além de contar com a produtora portuguesa Riot Films, tem o apoio do Governo Regional de Saragoça (Espanha), da Associação de Turismo do Porto, da Douro Azul, da Porto Film Commission, do bar Maus Hábitos e da Associação de Bares da Zona Histórica.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub