Gastronomia

Cursos vão ensinar cozinha saudável a diabéticos

A partir do final deste mês, os diabéticos vão poder aprender mais sobre culinária saudável graças ao projeto "Cozinha Dietética", da APDP.
Versão para impressão
A partir do final deste mês, os diabéticos vão poder aprender mais sobre culinária saudável graças a uma iniciativa da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP): o projeto “Cozinha Dietética”.
 
O projeto é constituído por cursos teóricos e práticos de culinária e boa alimentação ministrados por vários chefes de cozinha.
 
Luís Gardete, presidente da APDP, explicou à Lusa que os cursos se destinam “sobretudo a profissionais de saúde e a doentes, que assim irão aprender a confecionar refeições mais saudáveis e, dessa forma, aprender a controlar melhor a sua doença”.
 
Porém, as aulas serão abertas a todos os que estiverem interessados em participar, já que o objetivo primordial é prevenir e educar para uma boa saúde.
 
Segundo o responsável, aprender a escolher os alimentos, a avaliar as porções e a encontrar a forma mais saudável de os confecionar permite que uma melhor alimentação seja desenvolvida por todos nas suas próprias casas.
 
A grande importância destes cursos prende-se com o facto de esta ser uma doença que se estima atingir um milhão de portugueses e que, afirma Luís Gardete, poderia ser reduzida para metade com uma melhor alimentação.
 
“Se as pessoas tivessem uma vida saudável, a diabetes tipo 2, a mais comum, reduzia-se para metade”, salienta, acrescentando que em Portugal “existem cerca de um milhão de pessoas com diabetes” e, destas, aproximadamente 400 mil sem diagnóstico feito.
 
Os cursos, que se vão realizar na Escola da Diabetes – o novo espaço da APDP em Lisboa – começam no final do mês e deverão prolongar-se pelo ano inteiro. Luís Gardete adiantou que, em princípio, serão gratuitos para os doentes e terão um preço “não significativo” para os outros participantes.
 
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes e Patrícia Guedes]
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório