Fitness & Bem-estar

Curso gratuito de língua e cultura mirandesa

Ensinar o mirandês, a segunda língua oficial de Portugal, e promover os usos e costumes das Terras de Miranda é o objetivo do curso gratuito que decorre em Miranda do Douro, Sendim e Freixiosa, entre 21 e 24 de julho.
Versão para impressão
[Foto © Henrique Pereira]

Ensinar o mirandês, a segunda língua oficial de Portugal, e promover os usos e costumes das Terras de Miranda é o objetivo do curso gratuito que decorre em Miranda do Douro, Sendim e Freixiosa, entre 21 e 24 de julho.

Vários estudiosos do mirandês vão ensinar, durante quatro dias, a falar e escrever aquela que foi elevada a segunda língua oficial de Portugal há 12 anos. O curso aborda também a cultura mirandesa através do contacto direto com as aldeias desta região fronteiriça e os seus costumes como os jogos e as danças tradicionais dos pauliteiros.

As aldeias como escolas da cultura mirandesa é um dos temas abordados durante o curso, que vai também debruçar-se sobre os cantos e dizeres do povo mirandês e perspetivas atuais e futuras da música mirandesa.

A parte teórica do curso decorre nas instalações da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), na cidade transmontana de Miranda do Douro. Para sábado está programado um passeio pelo Planalto Mirandês interagindo com os habitantes.

O plano do curso inclui ainda a exibição de um filme sobre cultura mirandesa, saraus de música e danças mirandesas, jogos tradicionais e também a confeção e degustação de um jantar tipicamente mirandês.

A iniciativa é da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa com o apoio da Câmara de Miranda do Douro. O transporte entre os diferentes locais onde decorre o curso é asssegurado pela organização e o único custo que acarreta para os participantes é o das refeições.

As inscrições podem ser feitas por email através do endereço arjmirandesa@gmail.com, com o envio de nome completo e contacto, ou através do número de telefone 937713985.

[Notícia sugerida pela utilizadora Maria José Oliveira]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório