Cultura

Cultura: Cortes descem de 20 para 12,5%

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, anunciou que os cortes orçamentais para a área da Cultura vão descer de 20 para 12,5%. A descativação excecional de 7,5%, segundo as palavras da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, segue o "co
Versão para impressão
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, anunciou que os cortes orçamentais para a área da Cultura vão descer de 20 para 12,5%. A descativação excecional de 7,5%, segundo as palavras da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, segue o “compromisso” do primeiro-ministro em relação à Cultura que “tomou uma iniciativa de valorização” do setor.

“A cativação não é 20%, mas sim 12,5%. O primeiro ministro empenhou-se pessoalmente em descativar 7,5% para a Cultura, o que significa que as reduções nos nossos compromissos apenas vão ser efetuados no segundo semestre de 2010”, explicou a ministra.

A medida de cativação na área da cultura de 20% foi largamente contestada pelos partidos e oposição. Contestavam que a promessa de Sócrates em 2009 de investir mais na Cultura não estava a ser cumprida. Os cortes, que alegadamente punham em risco todo o setor e os seus trabalhadores, foram decididos no âmbito do Plano de Estabilidade e Crescimento.

A ministra sempre desvalorizou as críticas dos partidos e oposição. Apelidou de “empolgamento desnecessário” o encontro que no inicio da semana reuniu 600 profissionais em Lisboa para assinarem uma petição conjunta exigindo o retrocesso nas medidas anunciadas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório