Gastronomia

Culinária: Blogues lusos finalistas de prémio mundial

Apaixonada por fotografia e adepta da cozinha biológica, é na família e nas memórias de infância que Sanda Pagaimo encontra inspiração para o blogue littleupsidedowncake, finalista dos prémios Saveur Food Blog.
Versão para impressão
É jugoslava mas vive em Lisboa com o marido português e os dois filhos do casal. Apaixonada por fotografia e adepta da cozinha biológica, é na família e nas memórias de infância que Sanda Pagaimo encontra inspiração para o blogue Little Upside Down Cake que, ao lado de um outro blogue português, Le Passe Vite, é finalista dos prémios Saveur Food Blog.

por Andreia Duarte

Foi engenharia informática durante mais de 10 anos, mas decidiu arriscar e seguir a sua verdadeira paixão: o mundo da culinária. Assim nasceu, há três anos, o blogue  Little Upside Down Cake que, mais do que oferecer páginas com receitas de bolos, é um autêntico álbum de recordações, momentos e, claro…fotografias de comida!

Em declarações ao Boas Notícias, Sanda Pagaimo explica que, na sua opinião, o sucesso do blogue, redigido na língua portuguesa e inglesa, se deve à dedicação. “Quando se escreve um blogue e se partilham emoções, o dia-a-dia, as memórias, as pessoas sentem isso”, afirma.

A nomeação para a categoria de blogue com a Melhor Fotografia dos prémios da revista Saveur – uma das revistas de cozinha mais conhecidas a nível mundial – é, para Sanda, o reconhecimento dessa mesma dedicação.

O outro nomeado português na lista dos prémios Saveur, também na categoria “Fotografia”, é o blogue Le Passe Vite, da autoria de Joana Alves. As votações para os prémios Saveur Food Blog decorrem online até dia 19 de Abril e estão abertas ao público. 

Ao contrário do que se possa pensar, Sanda não tirou nenhum curso de culinária. Fez alguns 'workshops', leu várias revistas e livros e decidiu aventurar-se neste negócio. A fotografia veio um pouco por acréscimo, com o blogue, mas a paixão por esta arte acabou por levá-la a tirar alguns cursos, tanto em Portugal como fora.

Lá em casa, Sanda, o seu marido português e os dois filhos do casal consomem apenas produtos biológicos, por isso a autora do blogue – que também vende bolos e produtos de pastelaria com selo biológico – aposta na divulgação deste tipo de alimentos.

'Workshops' e jantares

Movida por esta paixão, Sanda acabou por se envolver também noutras iniciativas, dentro da mesma área. “O Jantar” é o nome do projeto que começou a desenvolver em parceria com a equipa De Alma e Coração – que consistiu num jantar biológico realizado em Sintra, em Fevereiro.

O sucesso dessa cooperação valeu-lhe ainda a responsabilidade de organizar o primeiro 'workshop' da revista Kinfolk, em Portugal. O Kinfolk Flower Workshop and Spring Dinner vai decorrer dia 27 de Abril na Quinta do Arneiro, em Mafra, e as inscrições são limitadas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub