Sociedade

CTT: Entregas grátis de manuais escolares reutilizados

Esta terça-feira, no Porto, os CTT e o movimento pela reutilização dos manuais escolares Reutilizar.org assinam um protocolo que vai permitir encaminhar, gratuitamente, livros para os 177 bancos de recolha existentes em Portugal.
Versão para impressão
Esta terça-feira, no Porto, os CTT e o movimento pela reutilização dos manuais escolares Reutilizar.org assinam um protocolo que vai permitir encaminhar, gratuitamente, livros para os 177 bancos de recolha existentes em Portugal. 
 
O acordo prevê que a doação de manuais escolares para reutilização possa ser feita em qualquer uma das lojas dos CTT. Para isso, basta pedir “a embalagem solidária, depositiar nela os livros e entregá-la”, explica Henrique Trigueiros Cunha, fundador e porta-voz do movimento. 
 
Criado há cerca de três anos, o Reutilizar.org visa o reaproveitamento dos manuais escolares e conta já com 177 bancos de recolha e partilha gratuita no continente e nas ilhas. 
 
O protocolo é válido por um ano e prevê que os livros escolares doados nos CTT sejam encaminhados para um dos bancos que exista na proximidade do local de entrega. 
 
“O objetivo deste protocolo é também conseguir expandir a rede de bancos”, adianta Henrique Trigueiros Cunha à Lusa. O responsável realça que este movimento de cidadãos tem como único objetivo tornar a reutilização de manuais escolares uma prática universal no país.
 
“A campanha de angariação de livros, que agora se inicia, coincide com a aproximação do fim do corrente ano letivo, pelo que se prevê que a solidariedade e a consciência cívica dos portugueses resultem numa recolha significativa de manuais escolares”, sustenta.
 
Questionado sobre o número de livros que o Reutilizar.org já terá movimentado desde a sua criação, Henrique Trigueiros Cunha não conseguiu contabilizar, indicando apenas que, em 2013, “só através do banco da avenida da Boavista – o primeiro a abrir – foram entregues ao Banco Alimentar perto de 20 toneladas de livros”.
 
“Pelas minhas contas, sabendo que cada três livros pesam, em média, cerca de um quilo, terão sido entregues cerca de 60.000 livros” no ano passado, só através daquele banco, vinca.
 
O Reutilizar.org aceita manuais do 1.º ao 12.º ano de escolaridade e encaminha todos aqueles livros que já não são reutilizáveis, ou por estarem degradados ou por serem já antigos e assim desadequados, para o Banco Alimentar. Agora, através desta colaboração, os livros não reutilizáveis revertem a favor da campanha 'Papel por Alimentos'.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub