Sociedade

Cruz Vermelha ajuda idosos e acamados

O Banco de Ajudas Técnicas da Cruz Vermelha de Barcelos já ajudou no domínio da prestação de cuidados de saúde uma centena de idosos, doentes e famílias mais carenciados do concelho. O projeto Com(sigo) foi estabelecido pela Fundação Calouste Gulbenk
Versão para impressão
O Banco de Ajudas Técnicas da Cruz Vermelha de Barcelos já ajudou no domínio da prestação de cuidados de saúde uma centena de idosos, doentes e famílias mais carenciadas do concelho. O projeto Com(sigo) foi estabelecido pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Agape Foundation da Suécia.

A Cruz Vermelha tem disponível para empréstimo 500 equipamentos entre camas articuladas, canadianas, colchões ortopédicos, andarilhos, cadeiras de rodas, material auxiliar de casa-de-banho que podem ser distribuídos no âmbito deste projeto, segundo noticia o JN.

Cada requerente tem de passar por uma avaliação realizada por uma equipa multidisciplinar constituída por uma assistente social, uma psicóloga e uma enfermeira que determinam a real necessidade técnica do apoio.

Com o Com(sigo) a Cruz Vermelha pretende adiar ou evitar a
institucionalização dos doentes, permitindo a sua permanência em
ambiente familiar.

O (Com)sigo arrancou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian com o financiamento de 18 mil euros para aquisição de equipamento e material ortopédico. A AGAPE entregou à instituição barcelense nove toneladas de material, calculado no valor de 40 mil euros, decorrente de contactos estabelecidos pela presidente da Cruz Vermelha, Fernanda Reis, com Carlos Quaresma, um português residente na Suécia e representante da AGAPE Foundation.

Esta fundação sueca recolhe, junto dos hospitais escandinavos, material ortopédico adequado para a utilização por pessoas acamadas ou dependentes, fazendo depois a sua distribuição em países de África e da Europa.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório