Gastronomia

Crítico americano elege 50 melhores vinhos lusos

Joshua Greene, editor da prestigiada revista norte-americana Wine & Spirits, apresentou, na passada quinta-feira, ao público nova-iorquino, aqueles que considera serem os 50 grandes vinhos portugueses para os EUA.
Versão para impressão
Joshua Greene, editor da prestigiada revista norte-americana Wine & Spirits, apresentou, na passada quinta-feira, ao público nova-iorquino, aqueles que considera serem os 50 grandes vinhos portugueses para os EUA. O crítico e especialista disse-se cativado pela “diversidade” e “qualidade” da produção vinícola nacional. 
 
A lista foi elaborada por Greene em resultado da degustação de 600 vinhos portugueses e várias visitas a Portugal depois de o crítico ter sido desafiado pela associação ViniPortugal para liderar a segunda iniciativa de seleção dos 50 melhores vinhos portugueses no mercado norte-americano, que tinha, em 2013, sido elaborada pelo mestre sommelier Doug Frost. 
 
O editor da Wine & Spirits deu a conhecer a lista no dia 16, num evento que decorreu na emblemática Biblioteca de Nova Iorque. “O que faz a diferença é a concentração de diferentes 'terroirs', climas e castas que não se encontram em mais nenhum lugar do mundo”, afirmou o especialista, citado num comunicado da ViniPortugal. 
 
De acordo com Greene, que prova vinhos portugueses há mais de 25 anos e é grande conhecedor do território, Portugal “é um país pequeno mas com uma enorme concentração de diversidade”, tendo beneficiado de uma “evolução da produção” na última década que o crítico classifica como “surpreendente”.
 
“Espero que o mercado dos EUA aprecie a minha seleção baseada no caráter tradicional e distintivo dos vinhos portugueses, que prove os vinhos e descubra e valorize o seu caráter”, antecipou o especialista, recomendando também aos consumidores que tentem a produção vinícola portuguesa “pois existem vinhos com elevada qualidade e que vão apreciar”. 
 
A iniciativa “50 Grandes Vinhos Portugueses” promovida pela ViniPortugal tem como objetivo aproximar os vinhos portugueses e dos líderes de opinião norte-americanos, fortalecendo a afirmação da qualidade dos vinhos nacionais neste mercado. 

Clique AQUI para consultar a lista completa dos 50 melhores vinhos compilada por Joshua Greene. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub