Em Destaque Inovação e Tecnologia

Critical Software adaptou brinquedos para crianças da APCC

Parceria resultou ainda na criação de software que ajuda a comunicação
Versão para impressão
por redação

Porque nem todos os brinquedos servem para as brincadeiras de todas as crianças, em particular as que têm dificuldade motoras, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) e a CRITICAL Software decidiram tentar fazer alguma coisa.

Nos últimos meses, vários engenheiros trabalharam na adaptação de brinquedos ‘normais’, originalmente oferecidos por muitas dezenas de pessoas.

Os brinquedos foram entregues às crianças da APCC que puderam experimentar pela primeira vez os novos divertimentos, incluindo um criado de raiz no âmbito deste projeto: um site que simula um aparelho analógico que utilizam regularmente (o ‘Dial Scan’) e que lhes permite comunicar com técnicos e pais através de imagens ou símbolos.

Acessível em http://virtualdialscan.tk, esta versão virtual fica agora disponível para utilização generalizada e gratuita, ‘substituindo’ assim o aparelho original, bastante caro. E, tendo sido desenvolvida em código aberto, qualquer pessoa em qualquer ponto do mundo pode, caso tenha os conhecimentos necessários, acrescentar-lhe funcionalidades.

Os cerca de 20 brinquedos adaptados neste âmbito passarão agora a integrar o espólio da Oficina do Brinquedo da instituição, podendo ser requisitados por famílias e escolas, presencialmente ou através da internet (em www.tambemquerobrincar.org).

A Oficina do Brinquedo da APCC tem um vasto conjunto de recursos lúdico-pedagógicos e de estimulação, adaptados ou desenvolvidos de raiz. Dirigida a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, disponibiliza brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material através de um sistema de requisição.

A CRITICAL Software é uma empresa com sede em Coimbra, mas com implantação internacional, especializada no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia de informação para o suporte de sistemas críticos orientados à segurança, à missão e ao negócio de empresas.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório