Sociedade

Crianças de Chernobyl passam verão em Portugal

Dezasseis crianças carenciadas de Chernobyl, na Ucrânia, estão de férias em Portugal em casa de famílias de acolhimento. Durante cinco semanas deixam a região onde o ar e a terra continuam contaminados devido ao acidente nuclear e encontram no nosso
Versão para impressão
Dezasseis crianças carenciadas de Chernobyl, na Ucrânia, estão de férias em Portugal em casa de famílias de acolhimento. Durante cinco semanas deixam a região onde o ar e a terra continuam contaminados devido ao acidente nuclear e encontram no nosso país muito do que lhes falta durante o ano inteiro para crescerem saudáveis.

As crianças re-encontraram na sua maioria as mesmas famílias que as acolheram no ano passado, na primeira edição da iniciativa “Verão Azul” promovida pela Associação de colaboradores da Liberty Seguros (ACLIS).

“Estas crianças para além das carências alimentares e familiares onde têm problemas gravíssimos, eles têm uma carência que na minha opinião é muito importante, que é o ar que elas respiram. Estão mesmo junto a Chernobyl, portanto ainda respiram o ar contaminado”, conta em declarações à TVI Fernando Pinho, um dos mentores desta iniciativa.

O programa pretende alargar o número de acolhimentos já em 2011. Para as famílias do “Verão Azul” fica a satisfação de saberem que estão a ajudar crianças para quem o sol, o afeto e a qualidade de vida fazem falta durante a maior parte do tempo.

As familias que se mostraram recetivas a “adotarem” estas crianças necessitadas, ajudam-nas a recarregar baterias para o inverno fortalecendo-lhes as defesas imunitárias como é o caso de algumas crianças com anemias graves e demais problemas de saúde.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório