Saúde

Criança britânica recebe transplante de pulmão

NULL
Versão para impressão
Um menino de quatro anos tornou-se a pessoa mais jovem da Grã-Bretanha a receber um transplante de pulmão, numa cirurgia pioneira e bem sucedida, noticiada quarta feira pela BBC.

Mason Lewis, de 4 anos, foi submetido a uma operação de transplante de pulmão no hospital Great Ormond Street, em Londres – o maior centro de transplantes cardiotorácicos no Reino Unido e um dos maiores na Europa. 

A criança sofria de hipertensão pulmonar desde o nascimento e, segundo afirmou uma das médicas do hospital, Helen Spencer, à BBC, “teve muita sorte” em conseguir um dador e tão depressa.

A criança explicou que a criança reagiu bem à operação e os ecocardiogramas revelam que a após o transplante a pressão que a Mason sofria no coração foi aliviada.

Um dos cirurgiões que operou o menino salientou que “a intervenção é a mesma que se faz a um adulto, mas requer mais precisão e delicadeza”.

Os pais da criança dizem que a decisão de operar Mason foi “fácil” e que a criança tem muito mais energia agora, pelo que ficam “eternamente gratos” à equipa de cirurgiões.

Apesar de os órgãos transplantados terem uma duração estimada de sete anos apenas, Helen Spencer diz que espera que no futuro esta cirurgia possa “trazer esperança” a pacientes como Mason.

Clique AQUI para aceder ao comunicado oficial do hospital Great Ormond Street e saber mais sobre esta intervenção cirurgica inédita.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório