Inovação e Tecnologia

Criada bicicleta que é conduzida pelo pensamento

NULL
Versão para impressão
A Toyota criou uma bicicleta aerodinâmica capaz de “ler mentes”. Chama-se Prius X Parlee (PXP), ainda está em fase de protótipo e foi concebida para ser uma versão de duas rodas do carro hibrído da marca, o Toyota Prius.

A PXP, resultante de uma parceria entre a Toyota, a empresa de design Deeplocal e a fabricante de bicicletas Parlee, consegue ler o pensamento do utilizador e mudar as velocidades automaticamente graças a um capacete especial.

Trata-se de um capacete eletrónico, sem fios, que possui a capacidade de captar as ondas cerebrais de quem está a guiar a bicicleta, bem como o ritmo cardíaco, a velocidade e os “hábitos” anteriores.

Ou seja, se, por exemplo, o condutor tiver subido uma montanha com determinadas características, da segunda vez que se preparar para fazê-lo a bicicleta vai reconhecer o percurso e adaptar-se a ele de forma automática.

A PXP pretende ser ainda mais ecológica do que as bicicletas comuns que, por norma, já são uma alternativa amiga do ambiente. É feita em fibra de carbono e conta com um ecrã que mostra ao utilizador como a energia flui por todo o velocípede.

Além disso, a fibra de carbono permite um melhor desempenho e um maior conforto, conforme explicou o responsável máximo da Parlee.

A Parlee já adiantou que planeia lançar uma bicicleta inspirada no protótipo da PXP para comercialização em 2012 ou 2013, que promete constituir uma mudança relevante para quem está habituado a pedalar.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub