Sociedade

Creches públicas de Lisboa com 2500 novos lugares

NULL
Versão para impressão

O “Programa B-a-Bá” será apresentado esta segunda-feira, em Lisboa, com o objetivo de aumentar a taxa de cobertura da rede pública de creches para 50% e oferecer 2.500 novos lugares.

De acordo com informação veiculada pela agência Lusa serão investidos mais de 20 milhões de euros para a melhoria da rede pública de creches na capital, e irão recorrer a 76 estruturas modulares, ou seja, pré-fabricados.

“São precisas mais creches tendo em conta a população que se deseja recuperar e fixar em Lisboa, considerou à Lusa o diretor municipal da Acção Social, João Wengorovius Meneses.

“Os 2.500 novos lugares são mais do que o aumento necessário para atingir os 50% de cobertura com o número atual de crianças, mas temos de fazer as contas tendo em consideração as crianças que se espera ter até 2020”, disse à Lusa.

O aumento destas creches poderá acontecer não só através do uso de estruturas modulares em terrenos vagos, mas também pela requalificação e adaptação de edifícios nas zonas urbanas ou usando as contrapartidas de construção que os empreiteiros têm de garantir aquando da emissão de licença.

“No condomínio do Alto dos Moinhos, junto ao Hospital dos Lusíadas, a contrapartida da licença foi a construção, pelo empreiteiro, de dois equipamentos sociais. Um deles é uma creche”, exemplificou.

A autarquia está igualmente disponível, segundo o responsável, para dar apoio a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que tenham a intenção de construir, requalificar ou ampliar as suas creches.

A primeira fase do programa abrange a instalação de 11 novas creches, a inaugurar durante o próximo ano, nas freguesias da Charneca, Lumiar, Telheiras-Carnide, Benfica, Santa Maria dos Olivais, Alto do Pina, Campo de Ourique-Santo Contestável e Ajuda.

O investimento previsto para esta primeira fase, que vai permitir criar 660 novos lugares na rede pública de creches, ronda os 6,6 milhões de euros.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub