Mundo

Cozinheira cega vence célebre programa de culinária

Chama-se Christine Ha e venceu a mais recente edição do programa de culinária MasterChef USA, conduzido pelo inconfundível Gordon Ramsay. A história seria igual a várias outras não fosse um pequeno pormenor: Ha é cega.
Versão para impressão
Chama-se Christine Ha e venceu a mais recente edição do programa de culinária MasterChef USA, conduzido pelo inconfundível Gordon Ramsay e que se destina a escolher o melhor “chef” norte-americano. A história seria igual a várias outras não fosse um pormenor: Ha é cega e, além de ser a primeira invisual a participar no concurso, conseguiu ainda sagrar-se vencedora.
 
A cozinheira amadora perdeu 90% da capacidade de visão há cinco anos, altura em que lhe foi diagnosticada neuromielite, uma doença rara que ataca os nervos óticos. Hoje, tudo o que vê é, como a própria descreve, “o mesmo que vemos quando olhamos para um espelho embaciado depois do banho; uma espécie de nevoeiro”.
 
Este facto poderia ser considerado uma limitação, mas a vitória de Ha, conhecida na noite da passada segunda-feira, provou o contrário. Durante o concurso, a norte-americana foi acompanhada por uma guia que a orientava no estúdio, mas que nunca teve qualquer influência nos pratos que confecionou – não podia, naturalmente, prová-los e nem sequer dizer-lhe, por exemplo, se a carne estava mais ou menos cozinhada.
 
Apesar deste apoio, foi, portanto, sempre a “chef”, recorrendo à sua intuição e àquilo de que se lembra da fase em que conseguia ver, que preparou os ingredientes, selecionou os condimentos e construiu as refeições que apaixonaram o júri do concurso – a maioria delas inspiradas na chamada “comida de conforto” do Vietname, país enraizado nas suas origens – e assim trilhou o caminho da vitória.

Christine Ha espera inspirar outras pessoas

 
Além de um prémio de 250.000 dólares (cerca de 194.000 euros), Ha ganhou também a possibilidade de editar um livro de culinária, deixando para trás os cerca de 100 “chefs” que integraram a competição. “A participação no MasterChef foi a aventura mais louca, 'stressante', intensa e, ainda assim, a mais fantástica experiência da minha vida até agora”, escreveu no seu blog, “The Blind Cook” (“A Cozinheira Cega”), após a vitória.
 
A vencedora destacou ainda o facto de ter aprendido a acreditar em si mesma, a “família” que ganhou no programa e as pessoas às quais conseguiu chegar com a sua história e que espera inspirar.
 
“As relações e a comunidade significam mais para mim do que qualquer outra coisa no mundo. Paralelamente, a esperança e o amor são essenciais para a minha sobrevivência – talvez mais do que a comida. Não tenham medo de sonhar alto e continuem a lutar”, concluiu.

Clique AQUI para aceder ao blog de Christine Ha e saber mais sobre a cozinheira.

[Notícia sugerida por Elina Alves, Raquel Baêta, Elsa Martins e Alexandra Maciel]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório