Em Destaque Gastronomia

Cozinha tecnológica

Conheça o FoodSniffer
Versão para impressão
por Marisa Figueiredo

Outrora o espaço tradicional da casa, a cozinha tem ganho uma nova vida à boleia das inovações tecnológicas. Ao longo do último século, os saberes do antigamente cruzaram-se com novas tecnologias, novos materiais e até com o mundo virtual. Da massificação dos eletrodomésticos aos gadgets de hoje em dia, as cozinhas transfiguraram-se. A receita da avó pode já não ser o que era, mas nem sempre isso é mau sinal – muito pelo contrário. Descubra alguns dos projetos que estão a revolucionar a forma como cozinhamos.

Comecemos pelo início de qualquer refeição: a escolha dos alimentos. Além das preferências alimentares de quem se vai sentar à mesa, é importante ter atenção à frescura dos produtos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 200 doenças podem espalhar-se através da comida. E nem sempre basta olhar ou cheirar os alimentos para detetar sinais de alerta.

A tecnologia pode ser uma ajuda preciosa a detetar alimentos estragados. Uma das novidades hi-tech nesta área vem da Europa e ambiciosa ser uma ferramenta indispensável para ‘farejar’ qualquer cozinha. Este FoodSniffer é um equipamento portátil, equipado com sensores para analisar o estado de conservação de carne e peixe cru.

Segundo a marca, basta aproximar o pequeno dispositivo dos alimentos para que os sensores – parametrizados para detetar mais de 100 compostos orgânicos voláteis – comecem a recolha de dados.

A informação é apresentada numa aplicação de smartphone de forma intuitiva para qualquer utilizador, seguindo a lógica de cores dos semáforos: verde para alimentos frescos, em bom estado de conservação; amarelo para alimentos que precisam de ser cozinhados em altas temperaturas para eliminar bactérias; vermelho para alimentos estragados.

A indicação simples pode ser o suficiente para evitar o risco de gastroenterites, mas é também uma ajuda preciosa no orçamento familiar. Não só é possível levá-lo quando vai à peixaria e ao talho – e ter a certeza do estado dos alimentos que comprar –, como lhe dá uma segurança extra quando analisar o frigorífico. Este nariz tecnológico permite uma avaliação rigorosa da comida que tem em casa, evitando que desperdice comida que até está em bom estado.

O FoodSniffer está à venda por 129,99 dólares no website da marca, disponível para entregas em todo o mundo.

Veja o vídeo:

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório