Inovação e Tecnologia

Cozinha do futuro ajuda a fazer comida e poupa energia

A IKEA já idealizou a cozinha do futuro: é um espaço inteligente, com superfícies capazes de ler ingredientes, reaproveitar águas, sugerir receitas e até de cozinhar. A cozinha foi desenhada por estudantes de Design e pela própria empresa sueca e dev
Versão para impressão
A IKEA já idealizou a cozinha do futuro: é um espaço inteligente, com superfícies capazes de ler ingredientes, reaproveitar águas, sugerir receitas e até de cozinhar. A cozinha foi desenhada por estudantes de Design e pela própria empresa sueca e deverá chegar ao mercado em 2025.
 
A empresa sueca IKEA trabalhou em parceria com estudantes de Design para criar um conceito inovador de cozinha, principalmente de mesas e balcões com funções inteligentes.

Esta solução só deverá estar disponível em 2025, ano em que a empresa pensa que as novas superfícies de cozinha entrarão no mercado. Contudo, os mais curiosos já podem ver um protótipo da cozinha do futuro numa exposição temporária da IKEA, na Feira de Mobiliário de Milão.

 
A cozinha inteligente esconde, por detrás de uma aparência convencional, uma série de inovações concebidas pela equipa de designers, das quais damos especial destaque a três novidades:
 
– Um sistema que trata a água: por baixo do lava-loiças a IKEA instalou um sistema que recicla a água, como a água que se utilizou anteriormente para lavar os legumes ou até mesmo a água onde se escorreu a massa, de forma a diminuir o desperdício de água.
 
– Uma mesa/fogão de cozinha que sugere receitas, aquece comida e carrega telemóvel. Ao colocar os ingredientes em cima da mesa, esta identifica os alimentos e irá sugerir, de forma imediata, uma série de receitas que se podem fazer utilizando os ingredientes em questão. Esta mesa funciona também como fogão, já que tem capacidade de aquecer, de forma a cozinhar, e tem a capacidade de exercer a função de microondas, reaquecendo comida.

– Os frigoríficos tradicionais serão substituídos por frigoríficos abertos em que cada prateleira tem temperaturas personalizadas, melhorando a qualidade de conservação dos alimentos e evitando gastos de energias desnecessários.
 

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório