Saúde

Covilhã: Hospital quer criar banco de leite humano

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, pretende criar o segundo banco de leite humano em Portugal. O novo sistema permitiria reduzir em 28% os internamentos e urgências de crianças, o que se traduz numa poupança de 53 mil euros anua
Versão para impressão
O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, pretende criar o segundo banco de leite humano em Portugal. O novo sistema permitiria reduzir em 28% os internamentos e urgências de crianças, o que se traduz numa poupança de 53 mil euros por ano.

Depois da dissertação de Rita Vaz, aluna de mestrado de Medicina da Universidade da Beira Interior, sobre os impactos de aleitamento humano, o CHCB decidiu “estudar a criação de um banco de leite humano mais detalhadamente”, avançou na passada quarta-feira, 11 de Julho, Miguel Castelo Branco, presidente da unidade hospitalar.

De acordo com a Agência Lusa, o principal objetivo do banco seria aproveitar o leite materno para reduzir o número de infeções, particularmente em bebés prematuros, neutralizar vírus de outras doenças e aumentar a tolerância alimentar. Dada a dispersão populacional daquela região, a colheita seria feita em casa, pelas próprias dadoras, sendo depois levantada pelo hospital.

A criação do banco teria um custo inicial de equipamento de 64 mil euros, e custos de funcionamento de, aproximadamente, 10 mil euros por ano. O retorno do investimento estaria completo em menos de dois anos, o que comprova a viabilidade económica do projeto.

Embora os bancos de leite materno tenham surgido na Europa ainda antes dos anos 80, o primeiro português foi criado na Maternidade Alfredo da Costa há menos de três anos. Caso a ideia prossiga, o Centro Hospitalar da Covilhã poderá fazer nascer o segundo e colmatar a falha no centro interior do país.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório