Negócios e Empreendorismo

Covilhã com 400 novos postos de trabalho em Setembro

A partir do mês de Setembro, o Data Center da Portugal Telecom (PT), que está a ser construído na Covilhã, vai garantir 400 vagas de emprego direto a partir de Setembro, avançou a Lusa de acordo com o presidente da empresa, Zeinal Bava.
Versão para impressão
A partir do mês de Setembro, o Data Center da Portugal Telecom (PT), que está a ser construído na Covilhã, vai garantir 400 vagas de emprego direto , avançou a Lusa de acordo com o presidente da empresa, Zeinal Bava.
 
Com inauguração prevista para 23 de Setembro, a empresa deverá abrir 400 novos postos de trabalho diretos, sendo que, dos 100 lugares já vinculados, 70 são quadros da PT que vão transferir-se para a cidade e 30 são técnicos contratados na região.
 
De acordo com a Lusa, este Data Center da PT vai ser um dos maiores do mundo e vai ser concretizado em fases distintas, sendo que as duas primeiras fases implicam um investimento de 90 milhões de euros.
 
A primeira fase está praticamente concluída e pronta a entrar em funcionamento já em Setembro. Na entrada da Covilhã é já possível ver a estrutura em formato de cubo onde ficarão mais de 12.500 servidores.
 
Zeinal Bava acrescentou ainda que a PT pretende concretizar a construção de quatro blocos, sendo que, nessa altura, o Data Center já deverá ter 50 mil servidores capazes de armazenar 30 'petabytes', o que corresponde a 75 milhões de filmes em alta definição, mais 14 mil milhões de fotografias, e três mil milhões de músicas.
 
O projeto do Data Center foi feito de acordo com uma lógica de responsabilização ambiental, prevendo a criação de sistemas de refrigeração e a construção de um parque eólico com 28 torres. No total, estima-se uma poupança de 144 mil toneladas de CO2 e de 40 por cento de energia solar.

Notícia sugerida por Lídia Dinis, Maria Pandina e Maria da Luz

 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub