Cultura

Cortiça portuguesa em destaque em Espanha

Portugal está, uma vez mais, presente na mais importante feira do turismo espanhola, a FITUR, que decorre em Madrid até 2 de Fevereiro. O 'stand' português é o maior entre os promotores europeus e dá especial destaque à cortiça.
Versão para impressão
Portugal está, uma vez mais, presente na mais importante feira do turismo espanhola, a FITUR, que decorre em Madrid até 2 de Fevereiro. O 'stand' português é o maior entre os promotores europeus e dá especial destaque a um produto que eleva o país além-fronteiras: a cortiça.
 
Este ano, o mote da presença oficial portuguesa, da responsabilidade do Turismo de Portugal, é a “Partilha e Celebração de Bons Momentos”, um conceito materializado através da participação de sete regiões turísticas e de 47 empresas nacionais.
 
“Mais do que dizer aos espanhóis para virem descobrir Portugal, nesta feira queremos que conheçam, vivam, saboreiem e celebrem os muitos momentos e motivos que fazem de Portugal um dos destinos europeus mais procurados”, explica Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
 
De acordo com o responsável, quem passar pelo 'stand' português, “poderá perceber e sentir que o país está mais vivo do que nunca, mais aberto a novas expressões e experiências”. “É isto que levamos à FITUR, com uma tónica festiva, de interatividade, partilha e celebração”, acrescenta. 

Cortiça é a rainha do 'stand' português
 

Aproveitando para promover um dos mais apreciados materiais portugueses – a cortiça, Portugal vai oferecer à Casa Real de Espanha, “num registo totalmente diferente e numa homenagem” à coroação de Felipe VI, uma obra artística assinada por Scott Gundersen e criada a partir de rolhas de cortiça.  
 
A cortiça estará ainda em destaque com imagens de “Um vestido para Lady Gaga”, uma criação da portuguesa Teresa Martins feita em cortiça folheada a ouro e prata e oferecida à cantora norte-americana, que a vestiu depois do seu concerto em Lisboa em 2014. 
 
A mesma matéria-prima inspira, também, a “Cork Experience”, uma instalação inédita de 30 chapéus de cortiça suspensos no ar sobre o pavilhão português em alusão à iniciativa Umbrella Sky Project, que, no âmbito do Festival AgitÁgueda, levou a Águeda mais de 3.000 chapéus de chuva. 

Outras peças em cortiça, assinadas pelos designers portugueses Filipe Alarcão, Fernando Brízio, Nendo, Alzira Peixote e Carlos Mendonça estarão igualmente em exposição.
 
O 'stand' português vai também procurar promover a arte urbana nacional, que ganha cada vez mais expressão, e, claro, a “arte à mesa”, com degustação de vinhos e receitas das várias regiões do país. 
 
A música, condimento especial para a vitalidade do turismo, em especial nos meses de verão, está igualmente patente no pavilhão, para reforçar este circuito já obrigatório para as principais bandas na agenda dos espanhóis.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório