Saúde

Corpo humano produz analgésico potente

A opiorfina, um analgésico produzido naturalmente pelo corpo humano, é mais potente no alívio da dor do que a morfina, dizem os investigadores do Instituto Pasteur, em França. Além disso, a mesma substância natural provoca menos efeitos secundários e
Versão para impressão
[Imagem: © EPA]

A opiorfina, um analgésico produzido naturalmente pelo corpo humano, é mais potente no alívio da dor do que a morfina, dizem os investigadores do Instituto Pasteur, em França. Além disso, a mesma substância natural provoca menos efeitos secundários e pode ainda funcionar como um anti-depressivo.

Para chegarem a estas conclusões, os investigadores mediram os poderes analgésicos e anti-depressivos da opiorfina em animais, refere o comunicado emitido pelo Instituto Pasteur.

Após as experiências, foi verificado que a opiorfina não causa dependência, sendo que não é necessário aumentar as suas doses para obter o mesmo efeito analgésico, e não é aditiva, já que a dependência psicológica face à substância é muito reduzida.

Ainda no mesmo comunicado, os investigadores liderados por Catherine Rougeot dizem que a opiorfina “é uma verdadeira molécula dois em um, ou seja, é um analgésico natural com as mesmas competências da morfina, mas com menos efeitos secundários, e simultaneamente, atua sobre a depressão”.

A opiorfina é uma molécula produzida na saliva humana e já havia sido identificada pelo grupo de trabalho do Instituto Pasteur há quatro anos.

[Notícia sugerida pelo utilizador Pedro Teixeira]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório