Sociedade

Contribuintes com e-agenda personalizada

A nova Agenda Eletrónica Interactiva (AEI) do Portal das Finanças permite ao contribuinte consultar e gerir todas as obrigações fiscais futuras, bem como o históric
Versão para impressão
A nova Agenda Eletrónica Interactiva (AEI) do Portal das Finanças permite ao contribuinte consultar e gerir todas as obrigações fiscais futuras, bem como o histórico de todos os acontecimentos e interacções que efectuou com a Administração Fiscal durante o último ano.

Para consultar a sua agenda basta entrar no portal das Finanças com os dados de registo [nº de contribuinte e palavra passe] e aceder à opção “Serviços” e depois “Agenda Eletrónica”. A agenda tem pré assinaladas todas as datas que já são conhecidas, como a entrega da declaração do IRS, da declaração periódica do IVA, do pagamento do IMI e do IUC.

Numa segunda fase, esta agenda permitirá ao contribuinte adicionar outros dados do seu interesse, nomeadamente a entrega de petições e o cumprimento de outras obrigações fiscais. Pode também solicitar à DGCI que o informe antecipadamente (via e-mail ou SMS) da aproximação dos prazos de cumprimento dessas obrigações.

As Finanças explicam, em comunicado, que os contribuintes poderão ainda, brevemente, agendar reuniões ou pedidos de entrevistas com os serviços da DGCI, bem como interagir com os respectivos titulares, através da Internet.

A informação será disponibilizada em forma de calendário, mas os contribuintes têm também acesso a um serviço que lista, por ordem cronológica, todos os acontecimentos que lhe dizem respeito e que se produziram nos sistemas da administração fiscal, podendo assim acompanhar, a par e passo, todos os factos relativos à sua situação tributária que correm no interior dos sistemas da DGCI.

O Ministério das Finanças afirma que no dia da inauguração, a Agenda Eletrónica registou o acesso de 134 863 contribuintes.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório