Ciência

Contagem decrescente para último voo da NASA

NULL
Versão para impressão
Se as condições atmosféricas permitirem, o vaivém da NASA Atlantis fará, esta sexta-feira, o seu último voo. Esta será a 33ª viagem desta nave, completando um ciclo de 30 anos de atividade, e representa o fim do programa de vaivéns da Agência Espacial dos EUA.

Segundo o site oficial da NASA, esta semana uma equipa de quatro pessoas liderada por Chris Ferguson vai rever os planos de voo e de conduta para garantir o sucesso do voo que parte da base espacial Kennedy, na Florida, numa missão de 12 dias, às 16h26 da hora portuguesa.

Além do comandante Ferguson, estará a bordo do vaivém o piloto Doug Hurley, juntamente com os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim.

De acordo com a imprensa norte-americana, mais de 500 mil pessoas estão junto ao Centro Espacial Kennedy para assistir à 135ª e última missão espacial de um vaivém da NASA, embora haja 70% de hipóteses de a partida ser adiada para amanhã ou domingo devido ao mau tempo.

A Atlantis foi o 4º projeto desenvolvido pela NASA, depois das naves Discovery, Challenger e Columbia. Estas últimas duas terão sido destruídas, a primeira durante uma explosão na descolagem, em 1986, seguida da segunda durante o regresso à terra em 2003.

No final desta última viagem da Atlantis, a nave irá reformar-se, tal como aconteceu com a Discovery e Endeavor, representando o fim do programa de vaivéns espaciais da NASA, lançado em 1972.

A agência NASA poderá poupar cerca de 40 milhões de dólares com o encerramento deste programa, necessitando de futuramente recorrer aos serviços russos para voar até ao espaço.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório