Saúde

Consumo de tabaco diminui em Portugal

A entrada de tabaco no mercado português diminuiu 11 por cento entre 2007 e 2009 de acordo com o relatório "Avaliação intercalar do impacte na nova legislação de prevenção do tabagismo" divulgado recentemente. Segundo a Direcção Geral de Saúde, este
Versão para impressão
A entrada de tabaco no mercado português diminuiu 11 por cento entre 2007 e 2009 de acordo com o relatório “Avaliação intercalar do impacte na nova legislação de prevenção do tabagismo” divulgado recentemente. Segundo a Direcção Geral de Saúde, este será “um indicador discreto” da diminuição do consumo de tabaco em Portugal.

“A entrada de cigarros no mercado não é igual ao consumo, mas é um indicador indireto da diminuição do consumo”, adiantou Mário Carreira, coordenador da DGS.

“Não quer dizer que haja menos fumadores: haverá é mais contenção no consumo. Há pessoas estão a fumar menos, muitos a deixar e muitos que recusam entrar porque estão mais conscientes das consequências”, explicou ao ionline.pt o mesmo responsável.

Os dados deste relatório mostram que “existe uma tentativa” dos fumadores em diminuir o consumo de tabaco com recurso a terapêuticas e consultas de apoio intensivo à cessação tabágica.

O relatório que tinha como principal objetivo compreender o cumprimento da nova legislação em vários locais públicos refere que, de uma forma geral, o cumprimento da lei do tabaco e a aceitação social da mesma “são elevadas”.

Os dados do estudo permitem constatar ainda que houve uma melhor adesão às novas regras nas empresas e hospitais do que, por exemplo, nas escolas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório