Saúde

Consumo de fruta aumenta 26% nas escolas da APCOI

O consumo de fruta entre os mais de 27 mil alunos de jardins de infância e escolas básicas envolvidos no projeto "Heróis da Fruta", da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, aumentou 26 por cento.
Versão para impressão

O consumo de fruta entre os mais de 27 mil alunos de jardins de infância e escolas básicas envolvidos no projeto “Heróis da Fruta”, da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, aumentou 26 por cento. A média atual do consumo deste alimento, nas escolas nacionais, é de apenas 2 por cento.

Os alunos reportaram o seu consumo diário de fruta durante a participação neste projeto, contabilizando no total 158.654 porções de fruta ingeridas por esta amostra de alunos ao longo das seis semanas da intervenção.

Em média, cada criança ingeriu 23 porções de fruta. Por cada fruta consumida no lanche, as crianças receberam estrelas de mérito, como recompensa imediata pelo comportamento saudável que assinalaram no “Quadro de Mérito dos Heróis da Fruta” da sua turma.

Além disso, os alunos reforçaram a importância da fruta na alimentação diária através de várias atividades e fichas de trabalho implementadas pelos professores e educadores que abordaram entre outros temas a importância de consumir fruta diariamente na quantidade certa, a exploração do consumo nas mais variadas formas e cores e valorização do consumo da fruta da época, de produção nacional e biológica.

“Estamos ainda a fazer um apuramento dos dados reportados, mas já verificámos que houve um aumento efectivo de 26% no consumo diário de fruta pelas crianças envolvidas neste projecto, em relação ao consumo que existia nestas turmas, antes da intervenção”, afirma Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, em comunicado enviado ao Boas Notícias.

Esta iniciativa foi inteiramente financiada pela sociedade civil, através dos donativos recolhidos nas inscrições da 1ª Corrida da Criança realizada em 2011, no Dia Europeu da Obesidade.

A 2ª Corrida da Criança realiza-se a 20 de Maio de 2012, nos Jardins do Casino Estoril e permitirá à APCOI dar continuidade ao projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» no ano letivo 2012/2013.

As inscrições poderão ser feitas em www.corridadacrianca.com e em todas as bilheteiras Fnac do país.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório