Saúde

Consultas gratuitas de nutrição em Bragança

Ao abrigo do programa "Alimentação em Ação", o distrito de Bragança, assim como outras regiões do país, disponibiliza consultas gratuitas de nutrição e dietética. Dirigida aos jovens entre os 12 e os 30 anos, a iniciativa é dinamizada pelo Conselho N
Versão para impressão
Ao abrigo do programa “Alimentação em Ação”, o distrito de Bragança, assim como outras regiões do país, disponibiliza consultas gratuitas de nutrição e dietética. Dirigida aos jovens entre os 12 e os 30 anos, a iniciativa é dinamizada pelo Conselho Nacional de Juventude, Ministério da Saúde e Instituto Português da Juventude (IPJ).

Naquela região de Trás-os-Montes, a dietista Cátia Cavaco acompanha mais de vinte jovens nas suas consultas. Os números não deixam ninguém indiferente: “Numa atividade que fiz com a unidade móvel de Vila-Flor, 50% dos meninos que avaliei tinham excesso de peso e obesidade”, explica a nutricionista à RTP.

Mas também há casos de sucesso. Daniel Martins é um deles, tendo perdido dez quilos em apenas cinco meses. Começou a frequentar as consultas de nutrição e dietética em junho e aprendeu que a solução para um peso saudável não implica passar fome, mas antes “estipular um horário e nunca ficar mais de três horas sem comer qualquer coisa”.

“Temos que começar de certa maneira a adquirir outros hábitos, mais saudáveis, mais adequados à idade dos próprios jovens. É isso que se pretende fazer com estes gabinetes”, explica Vítor Pereira, do IPJ, em entrevista à RTP.

Nesta área da saúde, o acompanhamento médico e a personalização das consultas é fundamental: “É feita uma dieta, de acordo com os gostos deles [os jovens que frequentam o gabinete de nutrição e dietética], que não é padronizada, é feita para cada pessoa, e vamos marcando várias consultas”, diz Carla Cavaco.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub