Sociedade

Construção: Medidas podem criar 110 mil empregos

A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) apresentou, esta sexta feira, um documento intitulado "Estratégia para a Dinamização da Construção e do Imobiliário" que abarca um conjunto de medidas que, a serem implementadas, podem a
Versão para impressão
A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) apresentou, esta sexta feira, um documento intitulado “Estratégia para a Dinamização da Construção e do Imobiliário” que abarca um conjunto de medidas que, a serem implementadas, podem ajudar a criar 110 mil postos de trabalho no setor.

Segundo o documento, dos 5,7 milhões de fogos existentes em Portugal, “cerca de 34%, ou seja, quase dois milhões, necessitam de intervenção, sendo que 795 mil necessitam de profundas obras de reabilitação e, neste número, incluem-se 325 mil fogos muito degradados, que têm de ser alvo de intervenção urgente”.

Por isso, a CPCI propõe o “reforço de incentivos fiscais” e a criação de mecanismos legais de “agilização” dos processos, que compreendem “aprovações tácitas em tempo útil, no caso de não existir a formalização de resposta” e a “flexibilização das soluções para expropriação que garantam a viabilização do mercado da reabilitação e, em paralelo, a defesa dos direitos individuais dos cidadãos, através das medidas que permitam instalar os arrendatários fora do prédio recuperado”.

Em declarações à Lusa, o presidente da CPCI, Reis Campos, disse que, “se fossem implementadas, estas medidas poderiam criar 110 mil postos de trabalho”, recordando que o setor da construção e do imobiliário perdeu 130 mil postos de trabalho nos últimos dois anos.

Na Europa, a reabilitação representa 36,8% de toda a produção da construção, totalizando 515 mil milhões de euros anuais, refere a CPCI.

Em Portugal, “o peso da reabilitação situa-se em torno dos 6,5% do total da produção do setor da construção e equivale a pouco mais de um sexto do que se produz em termos de habitação”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório