Sociedade

Concurso premeia ideias para povoar Alentejo

A Associação Alentejo de Excelência com o apoio das Águas de Portugal desafia os portugueses a apresentarem propostas para combater o despovoamento do Alentejo. O vencedor receberá 2.500 euros e apoio para implementar a ideia.
Versão para impressão
A Associação Alentejo de Excelência com o apoio das Águas de Portugal desafia os portugueses a apresentarem propostas para combater o despovoamento do Alentejo. O vencedor receberá 2.500 euros e o apoio de mentores para desenvolver e implementar a ideia.
 
As ideias apresentadas devem ser originais e aplicáveis ao contexto regional, podendo vir a ser implementadas pelos empreendedores, por entidades por eles indicadas ou por outras entidades que se mostrem interessadas e tenham adequadas competências técnicas, institucionais e financeiras.
 
As candidaturas decorrem entre 01 de Março e 30 de Abril 2016 e as propostas podem ser apresentadas através do Formulário de Inscrição.
 
Segundo a Associação, o processo de despovoamento da região está em curso há mais 75 anos e “resultou só no período 2001-2011 num decréscimo de mais de 26.000 pessoas na população residente do Alentejo”. “Nos últimos anos, face a uma maior emigração, estima-se que o Alentejo esteja a perder 8 pessoas por dia”, lê-se no site da Associação.
 
Além disso, segundo o INE, o Alentejo possuía, em 2011, o Índice de Envelhecimento populacional mais elevado do país, com cerca de 179 idosos por cada 100 jovens, quando a média nacional é de 129 idosos por 100 jovens. 
 
“Não podemos continuar sem fazer nada e assistir a que todos os dias o Alentejo perca população desta forma. O mundo rural está a ficar tragicamente despovoado, as aldeias e vilas definham, e mesmo as chamadas grandes cidades do Alentejo tem uma escassa população”, denuncia Henrique Sim-Sim, Presidente da Associação Alentejo de Excelência.
 
“Queremos ativar e envolver a sociedade civil na procura, na proposta, e no desenvolvimento de ideias para fixar ou atrair pessoas para este território. Este concurso de ideias que agora lançamos com o apoio das Águas de Portugal, e que premeia o vencedor com 2.500 euros, tem precisamente esse objetivo”, conclui o responsável.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório