Literatura

Concurso literário vai dar 50.000 euros em prémios

Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. O concurso, que pretende "incentivar a criatividade literária e artística", tem 50.000 euros para oferecer aos vencedores.
Versão para impressão
Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. O concurso, que pretende “incentivar a criatividade literária e artística” e “estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura infantil e da ilustração em Portugal”, tem 50.000 euros para oferecer aos vencedores.
 
A competição divide-se em duas fases, complementares mas independentes: a primeira delas vai premiar com 25.000 euros o melhor texto, ao passo que a segunda vai distinguir, com o mesmo montante, a melhor ilustração, que acompanhará a obra literária vencedora aquando da sua publicação. 
 
Até 23 de Abril, os interessados podem candidatar-se com um conto infantil, que deve ser dirigido a crianças com idade entre os seis e os 12 anos. O vencedor será anunciado a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, e, no dia seguinte, arranca a segunda fase: a da ilustração.
 
Após o anúncio do texto vencedor, os candidatos ao prémio de ilustração devem solicitá-lo através do e-mail premioliteraturainfantil@pingodoce.pt e tentar a sua sorte, enviando os seus trabalhos até 31 de Julho. O nome do vencedor desta categoria vai ser dado a conhecer até 15 de Setembro, avança a organização do concurso. 
 
Segundo os promotores, o objetivo desta competição de âmbito nacional é premiar “obras originais, de autores sem livros publicados, que promovam o gosto pela leitura das crianças portuguesas”. As candidaturas estão abertas a todos os cidadãos com nacionalidade portuguesa, residência em Portugal e idade mínima de 16 anos. 
 
O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce foi lançado em 2014, tendo premiado, na sua edição de estreia, o livro “De onde vêm as bruxas?” da autoria de Joana Lopes e com ilustração de Luís Belo.
 
A primeira edição da competição recebeu mais de 400 candidaturas de todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas. As mulheres representaram cerca de 75% do total de candidatos e a faixa etária que mais obras submeteu situou-se entre os 20 e os 40 anos, informa o Pingo Doce.
 
Clique AQUI para aceder ao regulamento do concurso.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório